Zabiri brilhou no Mundial sub-20, mas deixou esta promessa ao Famalicão
- 21/10/2025
De quase desconhecido em Portugal a promessa do futebol mundial. Foi este o percurso de Yassir Zabiri no espaço de um mês. O jovem avançado marroquino do Famalicão brilhou ao serviço da sua seleção no Mundial de sub-20 e ajudou os africanos a conquistarem esta competição na madrugada de domingo para segunda-feira.
Apesar de ter sido um dos destaques da competição, a verdade é que o avançado esteve para não marcar presença na competição face à reticência do Famalicão e do treinador Hugo Oliveira em libertá-lo no decorrer da época. Um pouco à semelhança do que aconteceu inicialmente com Gianluca Prestianni do Benfica. Bruno Lage não queria libertar o extremo argentino, mas José Mourinho deu aval a isso.
Mohamed Ouahbi, selecionador sub-20 marroquino, revelou no domingo, na conferência de imprensa que se seguiu à vitória diante da Argentina, que a primeira tentativa foi recusada pelos responsáveis dos minhotos, mas uma conversa e uma promessa mudaram tudo.
️ Mohamed Ouahbi après la finale :
— Moroccan Foot Talents (@Moroccanfoot94) October 20, 2025
« Zabiri, Maamma et Gessime ont fait le forcing pour que leurs clubs les libèrent pour la Coupe du Monde.
Zabiri a dit à son entraîneur qu'il allait gagner la Coupe du Monde, être meilleur buteur… et revenir pour devenir le n°1 en club” 🇲🇦 pic.twitter.com/lXw1yCzwyV
"O Zabiri fez parte dos jogadores que fez um forcing, que mais lutou para estar aqui. Os clubes não queriam deixá-los vir: o Zabiri, o Gessine, o Maamma. No último momento, os clubes recusaram libertá-los. E eu lembro-me de uma conversa com o Zabiri. No último momento, ele disse-me: 'Vou tentar de novo'", começou por dizer o técnico.
"Ele foi falar com o seu treinador, acompanhado pelo capitão da sua equipa e disse-lhe: 'Mister, eu quero ir ao Mundial'. E o treinador respondeu: 'Ok, mas arriscas perder o teu lugar'. E o Zabiri disse-lhe: 'Eu vou voltar como campeão do mundo, melhor marcador e vou lutar para ser o avançado titular'", revelou Mohamed Ouahbi.
Do anonimato ao sucesso em Santiago do Chile
O Famalicão descobriu o goleador diretamente ao serviço do Union Touarga, modesto clube do principal escalão marroquino, em 2024. Convenceu os responsáveis minhotos a pagarem 600 mil euros pela sua contratação e tem dado nas vistas.
Na época passada, uma lesão muscular grave travou a afirmação e dividiu o seu tempo pela equipa sub-23 e a principal. Fez apenas três golos nas seis partidas que fez pelos seniores. Mas tudo mudou na presente temporada desportiva.
Zabiri tem dado cartas nos minhotos e foi um dos destaques do Mundial sub-20. O avançado marcou cinco golos, dois deles na final frente à Argentina, que valeram o título à equipa africana e a bola de prata do torneio ao jogador.
Leia Também: Avançado do Famalicão 'abate' Argentina e Marrocos é campeão mundial