Von der Leyen saúda nova PM do Japão: "Está a fazer história"
- 21/10/2025
"Parabéns, Sanae Takaichi, pela sua eleição como primeira-ministra do Japão. Como a primeira mulher a ocupar esse cargo, está a fazer história", escreveu Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.
"Estou ansiosa por trabalhar em estreita colaboração consigo para levar a parceria única entre a UE e o Japão a um novo patamar, pela nossa competitividade conjunta, pela nossa segurança conjunta", adiantou Sanae Takaichi.
Também através do X, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, desejou os "sinceros parabéns a Sanae Takaichi pela sua eleição histórica como primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Japão".
"Estou ansioso por promover a forte parceria entre o Japão e a União Europeia, especialmente no domínio do comércio e da cooperação económica", adiantou a líder da assembleia europeia.
A nacionalista Sanae Takaichi foi hoje nomeada primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo, graças a uma coligação parlamentar formada na véspera, após negociações de última hora.
A câmara baixa do Parlamento japonês nomeou Takaichi, de 64 anos, logo na primeira votação e a sua nomeação será oficializada quando se encontrar com o imperador Naruhito ainda hoje.
A quinta líder do arquipélago no mesmo número de anos enfrenta uma situação política delicada no país, mas também uma agenda internacional densa, que tem como primeiro ponto mais alto a visita ao Japão do Presidente norte-americano, Donald Trump, já na próxima semana.
A nova líder do Governo do Japão, admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, apelidada de "Dama de Ferro", prometeu um executivo com um número de mulheres "à escandinava", em contraste com apenas duas na equipa do antecessor.
O Japão está classificado em 118.º lugar entre 148 no relatório de 2025 do Fórum Económico Mundial sobre a disparidade entre os sexos e a câmara baixa do Parlamento nipónico é exemplo disso mesmo, contando com apenas 15% de mulheres.
Leia Também: Sanae Takaichi eleita primeira mulher a liderar o governo do Japão