Universidade de Brown. Duas estudantes já tinham sobrevivido a tiroteios

  • 15/12/2025

Pelo menos duas estudantes da Universidade de Brown, que estavam no campus quando ocorreu um tiroteio na noite de sábado, já tinham sobrevivido a outros tiroteios em escolas dos Estados Unidos.

 

O tiroteio, que provocou duas vítimas mortais e vários feridos, ocorreu no segundo dia de exames nacionais perto do edifício Barus & Holley, um complexo de sete andares onde funciona a Escola de Engenharia e o departamento de Física.

Uma das estudantes que sobreviveu a dois ataques é Mia Tretta, atualmente com 21 anos. A jovem estava a estudar para um exame no seu dormitório na Universidade de Brown quando soube do ataque, mas tinha planeado ir para o edifício onde ocorreu o tiroteio. Por sorte, o seu cansaço fê-la mudar de ideias. 

Há seis anos, em 2019, Mia foi baleada no abdómen durante um tiroteio na Escola Secundária Saugus, em Santa Clarita, na Califórnia. O ataque, levado a cabo por um estudante de 16 anos, provocou cinco vítimas, duas das quais mortais. 

"As pessoas pensam sempre: 'Bem, isto nunca me vai acontecer'", disse, citada pelo The New York Times. "E até ser baleada na minha escola, também pensava a mesma coisa."

Em 2022, Mia foi uma das sobreviventes de tiroteios escolares recebida pelo então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na altura, a estudante partilhou um artigo de opinião na NBC News, onde recordou como foi "levada de helicóptero da escola para uma cirurgia de urgência para remover uma bala que estava a milímetros" de a matar. 

A outra estudante é Zoe Weissman, de 20 anos, que tinha apenas 12 anos quando testemunhou um tiroteio na Escola Secundária Marjory Stoneman Douglas, na Florida, em 2018. O ataque provocou 17 mortos e a estudante contou que desenvolveu transtorno de stress pós-traumático (PTSD).

Agora, mais de sete anos depois, Zoe estava também no seu quarto do dormitório quando foi alertada por uma amiga de que havia um tiroteio ativo num edifício da universidade. 

"O que mais tenho sentido é: como é que este país se atreve a permitir que isto aconteça a alguém como eu duas vezes?", disse ao The New York Times.

"A única coisa que me confortou foi que, estatisticamente, é praticamente impossível que isto me volte a acontecer", acrescentou. "E, claramente, estamos a chegar a um ponto em que mais ninguém pode dizer isso."

Suspeito de tiroteio na Universidade de Brown já foi detido

Esta manhã foi anunciado que uma "pessoa de interesse" relacionada com o tiroteio foi detida durante a noite de sábado, anunciaram as autoridades. 

O detido não é estudante na Universidade de Brown e a detenção foi possível graças a uma denúncia anónima, indicou fonte ligada à investigação à ABC News.

A detenção ocorreu após as autoridades norte-americanas terem divulgado um vídeo de uma "pessoa de interesse" do tiroteio.

Polícia divulga vídeo de suspeito de tiroteio da Universidade de Brown

Polícia divulga vídeo de suspeito de tiroteio da Universidade de Brown

Um tiroteio na Universidade de Brown, em Rhode Island, EUA, resultou na morte de duas pessoas e deixou nove feridos. A polícia divulgou um vídeo de um suspeito e continua a investigação.

Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa | 08:09 - 14/12/2025

O presidente da Câmara de Providence, Brett Smiley, confirmou em conferência de imprensa a detenção de um suspeito depois de fontes policiais terem avançado à NBC que este transportava uma arma com "caraterísticas únicas" semelhantes à utilizada pelo atirador na universidade.

O autarca, citado pela agência EFE, disse ainda que, dos sete alunos feridos, apenas um está em estado critico. Trata-se de uma revisão do balanço anterior, dado que no sábado Brett Smiley tinha adiantado que oito pessoas ficaram feridas com gravidade.

Também o chefe da polícia de Providence, o coronel Oscar Perez, confirmou a detenção, referindo que o suspeito tem cerca de 30 anos e que as autoridades não estão à procura de mais ninguém. Recusou, contudo, dizer onde o suspeito foi detido e se tinha alguma ligação com a universidade.

Até esta manhã, as autoridades não tinham recuperado a arma, mas encontraram dois carregadores de 30 cartuchos municiados, disse o responsável, à Associated Press (AP), que falou sob anonimato por não estar autorizado a falar publicamente sobre a investigação.

O incidente ocorreu pouco depois das 16h00 locais (21h00 em Lisboa) dentro de uma sala de aula, onde decorriam exames, adiantou o presidente da Câmara de Providence, Brett Smiley, em conferência de imprensa. 

A Brown é uma instituição privada com cerca de 7.300 alunos de graduação e mais de três mil alunos de pós-graduação, sendo hoje o segundo dia de exames finais do semestre de outono.

Leia Também: Detido suspeito de tiroteio que matou 2 pessoas na Universidade de Brown

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904092/universidade-de-brown-duas-estudantes-ja-tinham-sobrevivido-a-tiroteios#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes