United vence, mas Ruben Amorim não convence: "Demasiado para ele..."
- 31/08/2025
Ruben Amorim 'respirou de alívio' na tarde de sábado, depois de ver o Manchester United arrancar uma vitória na receção ao Burnley (3-2), em jogo da 3.ª jornada da Premier League, com um golo de Bruno Fernandes, de penálti, já nos descontos. No entanto, nem assim o treinador português convence a crítica. É o caso de Alan Pardew e Tim Sherwood, dupla de treinadores ingleses, que manifestaram a sua opinião na antena da Sky Sports.
O antigo técnico do Newcastle e do Crystal Palace até elogiou a forma como Amorim comunica, mas não deixou de dizer que o treinador do United 'perdeu-se' na eliminação da Taça da Liga inglesa.
"Tenho a dizer que ele é uma espécie de especialista em conferências de imprensa. Se ele vai fazer algum tipo de comunicação, ele sabe como fazê-lo. É brilhante, com a sua maneira e tudo o resto. Mas no jogo com o Grimsby ele foi apanhado fora de pé", começou por referir Alan Pardew, prosseguindo.
"Há alturas, enquanto treinador, que acabas por ser surpreendido pelas luzes e a tua cabeça desaparece. E isso aconteceu com ele naquela noite [de quarta-feira]. Disse muitas coisas que não fizeram sentido e colocou em si mesmo uma grande pressão. Ele tentou retificar hoje, falando da emoção, mas vamos ser honestos. Não foi a noite dele", vincou o treinador inglês de 64 anos.
A forma como Ruben Amorim se posiciona no momento de falar aos jornalistas também agrada a Tim Sherwood, mas o antigo treinador do Tottenham lembrou que o futebol jogado é o que mais importa num clube.
"Do lado de fora, nós adoramos. Adoro-o. Adoro a sua personalidade e o seu carisma, mas não gosto da sua equipa de futebol, que é a coisa mais importante. E tenho a certeza que os adeptos do Manchester United não estão a gostar. Nem os dirigentes e os donos do clube. Eu fiz aquilo muitas vezes e hoje, do lado de fora, digo: 'O que estás a dizer? Mantém a boca fechada'", apontou o técnico de 56 anos, prosseguindo com mais críticas.
"Parece que o cargo é muito grande para ele. Na outra noite, com aquele quadro de táticas, aquilo foi embaraçoso. Está a perder 0-2 contra uma equipa da League 2 [quarto escalão]. Estás a ser eliminado, não te preocupes com a tática. Não se trata da tática. Trata-se da paixão e do desejo. Tu não vais encontrar nenhum coração naquele quadro. Ele precisava de ajuda. Parece demasiado para ele", lamentou Tim Sherwood.
Refira-se que esta foi a primeira vitória do Manchester United nesta nova época 2025/2026. Os red devils estrearam-se com uma derrota caseira frente ao Arsenal (0-1), foram empatar a casa do Fulham (1-1), ao passo que na última quarta-feira foram surpreendidos pelo Grimsby Town (2-2) e caíram na Taça da Liga inglesa, perante um adversário do quarto escalão.
Ruben Amorim, nessa noite, visou diretamente os jogadores e a crise do Manchester United subiu de tom. De resto, este jogo frente ao Burnley era visto como decisivo para o futuro do treinador português em Old Trafford. Caso não vencesse, Amorim poderia ser despedido pela direção do United.
Leia Também: Bruno Fernandes marcou golo dramático e esta foi a reação de Ruben Amorim