UNICEF anuncia 1.ª entrega de material escolar para crianças em dois anos

  • 24/01/2026

"Desde 15 de janeiro, foi autorizada a entrada de 5.168 kits de atividades recreativas, destinados a mais de 375.000 crianças, incluindo cerca de 1.000 crianças com deficiência", precisou, num comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

Estas entregas ocorrem numa altura em que as autoridades israelitas impõem restrições significativas à entrada de bens no enclave palestiniano, alegando preocupações de segurança.

Desde o início da guerra desencadeada pelo ataque do movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, a 07 de outubro de 2023, as organizações humanitárias presentes em Gaza denunciam regularmente entraves ao encaminhamento dos bens necessários às suas operações de ajuda, incluindo material escolar destinado às crianças.

Contactado pela agência noticiosa France-Presse (AFP), o organismo do Ministério da Defesa israelita que supervisiona as atividades civis nos Territórios Palestinianos (Cogat) disse não estar, para já, em condições de avançar com comentários.

O anúncio da UNICEF surge dias depois de os Estados Unidos terem confirmado o lançamento da segunda fase do plano de paz impulsionado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para Gaza, num contexto de uma frágil trégua em vigor desde outubro passado.

Esta fase prevê a continuação da melhoria da situação humanitária na Faixa de Gaza, incluindo a retoma progressiva dos serviços públicos, mas sem qualquer indicação sobre o sistema educativo, praticamente paralisado há mais de dois anos.

Na quinta-feira, durante a apresentação no Fórum de Davos (Suíça) do plano norte-americano para uma "Nova Gaza", que transformaria o território palestiniano devastado num complexo luxuoso de arranha-céus à beira-mar, a questão da educação não foi mencionada nas "prioridades dos próximos 100 dias".

Em visita a Gaza esta semana, um responsável da UNICEF, Ted Chaiban, apelou, no entanto, à rápida autorização para a entrada de todo o material destinado a atividades educativas e recreativas ligadas à primeira infância, incluindo material escolar.

Por enquanto, outros responsáveis humanitários asseguraram à AFP não ter obtido de Israel autorizações para fazer entrar material escolar. Correspondentes da AFP na Faixa de Gaza relataram ter visto material escolar à venda no mercado paralelo, mas a preços classificados como exorbitantes.

Leia Também: Várias áreas sem ajuda no inverno por falta de recursos na Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925079/unicef-anuncia-1-entrega-de-material-escolar-para-criancas-em-dois-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes