Trump renomeia prédio que quis fechar: "Instituto da Paz Donald J. Trump"

  • 04/12/2025

O presidente dos Estados Unidos parece estar determinado a associar o seu nome ao conceito de paz. Depois de afirmar que terminou com sete guerras (sendo que duas nunca chegaram a acontecer), a administração norte-americana mudou o nome do Instituto da Paz dos Estados Unidos, em Washington D.C. 

 

Agora, em letras grandes e por cima do original, aparece "Donald J. Trump" em várias zonas da fachada do chamado Edifício da Paz (e na sigla em inglês, USIP).

A informação foi inicialmente avançada pelo The Washington Post, que teve acesso às imagens em primeira mão. Entretanto, as fotografias já chegaram aos principais bancos de imagens, mostrando a mais recente alteração ao edifício. Segundo o mesmo jornal, que cita um funcionário da Casa Branca, o prédio passará a ser denominado "Instituto da Paz Donald J. Trump".

Notícias ao Minuto Instituto da Paz dos EUA em Washington D.C.© Anna Moneymaker/Getty Images

Trump ordenou o desmantelamento do instituto em fevereiro

A decisão acontece depois de o presidente ter emitido uma ordem executiva, em fevereiro deste ano, para desmantelar a organização independente e sem fins lucrativos, criada pelo Congresso norte-americano. 

Na altura, o presidente do USIP chegou a ser retirado das instalações pela polícia e Trump demitiu quase todos os funcionários do instituto baseados em Washington D.C. 

Em resposta, o USIP e os membros do seu conselho processaram o governo de Trump, alegando que a administração não tinha autoridade para demitir os funcionários, dado que o instituto tinha sido criado pelo Congresso.

Em maio, um juiz federal veio dar razão ao argumento, determinando que Trump agiu de forma ilegal. Contudo, devido a um recurso pendente, a decisão permanece suspensa desde então.

George Foote, o advogado que representou o USIP, considerou em comunicado que a renomeação do edifício é como "meter sal na ferida", especialmente enquanto o processo ainda decorre.

"Os legítimos proprietários prevalecerão no final e restauraram o Instituto da Paz dos EUA e o edifício às suas finalidades estatutárias", acrescentou Foote.

Do lado da administração, Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca, disse em e-mail que o USIP foi "outrora uma entidade inchada e inútil, que gastava 50 milhões de dólares por ano sem trazer qualquer paz".

"Agora, o Instituto da Paz Donald J. Trump, que recebeu um nome belo e apropriado em homenagem a um presidente que pôs fim a oito guerras em menos de um ano, servirá como um poderoso lembrete do que uma liderança forte pode realizar pela estabilidade global", defendeu.

Notícias ao Minuto© Anna Moneymaker/Getty Images

EUA têm mediado vários conflitos mundiais

A alteração ao nome do edifício surge após um ano de mandato do atual presidente, ao longo do qual os Estados Unidos encetaram diversos esforços para terminar com os conflitos mundiais.

De realçar, o acordo de cessar-fogo entre Israel e Gaza (que, note-se, apesar de ter sido assinado por ambas as partes não pôs fim aos ataques) e ainda as mediações entre a Ucrânia e a Rússia (alvo de particular atenção nestas últimas semanas, devido aos avanços nas negociações e a iminência de um possível acordo).

Espera-se que, na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos receba o Prémio da Paz da FIFA: um prémio recente para homenagear quem "ajudou a unir pessoas em todo o mundo pela paz", no Kennedy Center, também em Washington D.C.

O nome de Donald Trump tinha também sido apontado (não oficialmente) para o Nobel da Paz exatamente devido aos seus esforços para mediar os conflitos mundiais. Apesar de não ter sido sequer nomeado, a vencedora Maria Corina Machado - a principal opositora do presidente Nicolás Maduro, na Venezuela, acabou por dedicar o prémio ao presidente norte-americano.

Leia Também: "Diálogo respeitoso". Maduro confirma conversa "cordial" com Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899166/trump-renomeia-predio-que-quis-fechar-instituto-da-paz-donald-j-trump#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes