Trump regressa a Davos com a maior delegação de sempre dos EUA
- 14/01/2026
"Temos o prazer de dar as boas-vindas ao Presidente Trump", disse o presidente executivo do Fórum Económico Mundial, Borge Brende, esclarecendo que o chefe de Estado norte-americano estará acompanhado por uma delegação particularmente numerosa.
Trump regressa assim a Davos pela primeira vez desde 2020, quando participou presencialmente no fórum internacional durante o seu primeiro mandato na Casa Branca (2017-2021).
Em 2025, poucos dias depois de ter assumido o segundo mandato presidencial, o governante participou por videoconferência.
O anúncio de hoje surge num contexto em que a ordem económica e geopolítica global está a ser fortemente desafiada pela política externa e comercial dos Estados Unidos.
Borge Brende informou ainda que a China, a segunda maior economia mundial, também terá uma presença de peso no encontro, com uma delegação liderada pelo vice-primeiro-ministro.
Entre os participantes confirmados estão igualmente o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, seis dos sete chefes de Estado ou de Governo do G7 (grupo das sete maiores economias mundiais), o líder argentino Javier Milei, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.
O Fórum Económico Mundial decorre entre segunda-feira, 19 de janeiro, e sexta-feira, 23 de janeiro, na estância alpina de Davos.
Fundado em 1971, o Fórum Económico Mundial reúne anualmente centenas de líderes políticos, económicos e empresariais, transformando durante uma semana a estância de esqui suíça num dos principais centros de debate internacional.
O tema da edição deste ano é "O espírito do diálogo".
Segundo os organizadores, estão já confirmadas as presenças de 64 chefes de Estado e de Governo e de cerca de 850 líderes empresariais de todo o mundo.
Leia Também: BBC contesta jurisdição dos EUA e pede rejeição de processo de Trump





.jpg)






















































