Trump diz que Ucrânia "ainda pode ganhar a guerra" mas que duvida disso

  • 21/10/2025

"Ainda a pode ganhar. Não creio que o faça, mas ainda a podem ganhar. Nunca disse que a iria ganhar. Posso acontecer qualquer coisa. Sabem que a guerra é uma coisa muito estranha. Acontecem muitas coisas más", disse Trump aos jornalistas, na Casa Branca, antes de receber o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

 

Trump procurou aproximar russos e ucranianos, mas as suas posições vão desde apoiar a Ucrânia até esta ceder território aos invasores. Na semana passada propôs que a fronteira entre os dois Estados passasse a corresponder à atual linha da frente.

Na sua declaração, destacou que "a maioria das pessoas que morrem são soldados (...), entre cinco mil a sete mil por semana. É incrível. É um banho de sangue. O pior desde a Segunda Guerra Mundial".

Acrescentou que esta situação não afeta os EUA "de nenhuma maneira. Não pagamos as armas que (os ucranianos) têm. A NATO compra-nos as armas, como sabem".

De imediato mudou a conversa e realçou a importância do bombardeamento que os EUA fizeram ás instalações nucleares iranianas, em junho.

"Foram os magníficos B-2. Foi uma manobra perfeita que estava a ser ensaiada há 22 anos. Foi uma missão perfeita e quando acabou o Médio Oriente abriu-se", disse.

Os pilotos "disseram que nunca tinham tido um presidente que o permitisse fazer, mas eu deixei e o Médio Oriente abriu-se totalmente. Dissipou a nuvem obscura que havia sobre o Médio Oriente", acrescentou.

Por outro lado, Trump assegurou que os EUA têm uma relação comercial com a China "muito boa", apesar do conflito atual, que vai servir para evitar confrontos no que respeita a Taiwan ou Austrália.

"Acredito que nos vamos entender quanto a Taiwan. Isto não significa que (Taiwan) não seja a menina dos seus olhos, mas não vejo que se vá passar alguma coisa. Temos uma muito boa relação comercial", considerou.

Esta foi a resposta de Trump à pergunta se considera que a venda de submarinos nucleares de ataque à Austrália dentro da aliança AUKUS (Austrália, Reino Unidos, Estados Unidos) vai ser uma dissuasão para a China na região do Pacífico.

"Vamos chegar a um acordo comercial muito forte. Os dois vamos ficar contentes", anteviu, em referência à reunião prevista com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul.

Trump recebeu Albanese, ocasião em que abordaram questões como o negócio dos submarinos e o comércio de minerais e das ditas terras raras.  

Leia Também: Rússia espera que cimeira Putin/Trump ajude a "promover acordo pacífico"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2874157/trump-diz-que-ucrania-ainda-pode-ganhar-a-guerra-mas-que-duvida-disso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes