Trump autoriza divulgação de vasto acervo de documentos sobre Epstein

  • 20/12/2025

Hoje é o prazo final previsto para a divulgação pela administração do Presidente republicano Donald Trump de todos os documentos em sua posse sobre este caso, que agita os Estados Unidos há anos.

 

"Espero que hoje publiquemos várias centenas de milhares de documentos", disse o número dois do Departamento de Justiça, Todd Blanche, à estação televisiva Fox News, especificando que esses documentos serão "de formas muito diversas".

No entanto, o responsável deu a entender que não se trataria da totalidade dos documentos, pois "várias centenas de milhares" de outros ainda deveriam ser divulgados "nas próximas semanas".

Blanche justificou esse prazo pela necessidade de o Governo garantir que "cada vítima seja totalmente protegida".

"Estamos a examinar cada documento que vamos tornar público, garantindo que cada vítima --- o seu nome, a sua identidade, a sua história --- seja totalmente protegida, na medida do necessário", insistiu Blanche.

"Até ao momento, não há previsão de novas acusações, mas a investigação continua", afirmou também o ex-advogado pessoal de Donald Trump.

A morte de Jeffrey Epstein, encontrado enforcado na sua cela em Nova Iorque a 10 de agosto de 2019, antes de ser julgado por crimes sexuais, alimentou inúmeras teorias da conspiração segundo as quais ele teria sido assassinado para abafar um escândalo que envolvia figuras proeminentes do país.

Donald Trump prometeu, durante a sua campanha presidencial de 2024, revelações bombásticas sobre o "caso Epstein", um bilionário de quem foi amigo durante décadas.

No entanto, nos últimos meses o Presidente republicano tem mudado o discurso, classificando o caso como uma "farsa" montada pela oposição democrata.

Depois de se opor durante muito tempo, em novembro acabou por promulgar a lei que obriga a sua administração a tornar públicos todos os documentos relacionados com este caso.

Algumas das fotos já divulgadas mostram Epstein num escritório com Steve Bannon, antigo conselheiro de Donald Trump, a posar com o cineasta Woody Allen e com o intelectual de esquerda Noam Chomsky aparentemente a bordo de um jato privado.

Outras imagens mostram passaportes e cartões de identidade pertencentes a mulheres ucranianas, russas e sul-africanas, com os seus nomes e fotos rasurados.

A existência de ligações entre Epstein e as pessoas retratadas era conhecida e nenhuma das fotos divulgadas desde a semana passada parece revelar qualquer comportamento criminoso.

Na semana passada, os deputados democratas já tinham divulgado várias imagens, incluindo de Trump e do ex-presidente Bill Clinton, bem como do ex-príncipe britânico André.

Outros retratados eram Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Richard Branson, fundador do Grupo Virgin.

Donald Trump sempre negou ter qualquer conhecimento de atividades criminosas de Epstein e afirma ter rompido com este no início dos anos 2000, muito antes de ser investigado judicialmente.

Leia Também: Rússia recusou plano de paz? Putin recusa e passa a "bola" à Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907341/trump-autoriza-divulgacao-de-vasto-acervo-de-documentos-sobre-epstein#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes