"Tocou o sino". Biden termina radioterapia após diagnóstico de cancro
- 21/10/2025
O antigo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terminou, na segunda-feira, as sessões de radioterapia devido ao cancro da próstata (estágio 4), que já se espalhou pelos ossos.
A partilha foi feita pela filha Ashley Biden através das suas redes sociais. Joe Biden, de 82 anos, surge num curto vídeo a tocar um sino no Penn Medicine Radiotion Oncology, em Filadélfia, que marca o fim do tratamento de um paciente.
"Tocou o sino", escreveu Ashley, agradecendo também aos "incríveis doutores, enfermeiros e equipa do Penn Medicine". "Estamos tão agradecidos".
Um porta-voz de Joe Biden confirmou, através de um comunicado enviado à CBS News, que o ex-presidente completou várias semanas de radioterapia. Não fica, no entanto, claro se o norte-americano irá passar por outros tratamentos relacionados com o diagnóstico de cancro.
© Reprodução Instagram/ Ashley Biden
Recorde-se que, em maio, Joe Biden foi diagnosticado com cancro da próstata. Na altura, foi o gabinete do próprio que divulgou que o antigo presidente tinha um cancro, dando conta de que já se tinha espalhado pelos ossos.
"Na sexta-feira [18 de maio], foi-lhe diagnosticado um cancro da próstata, caracterizado por uma pontuação de Gleason de 9 (Grupo de Grau 5) com metástases nos ossos. Embora isto represente uma forma mais agressiva da doença, o cancro parece ser sensível às hormonas, o que permite uma gestão eficaz", adiantou a nota, que explica que Biden e a sua família estão a analisar "as opções de tratamento com os seus médicos".
Joe Biden deixou a Casa Branca em janeiro, tornando-se o presidente norte-americano mais velho a concluir um mandato. Durante a sua presidência, surgiram dúvidas sobre a sua capacidade para continuar no cargo devido à idade e ao estado de saúde.
O ex-presidente democrata abandonou a corrida à reeleição em meados de 2024, apoiando a candidatura da sua vice-presidente, Kamala Harris, que acabou por ser derrotada por Donald Trump.
No início de 2024, o médico pessoal de Biden considerou-o apto para permanecer no cargo após um exame físico. Em fevereiro de 2023, Biden foi submetido à remoção bem-sucedida de uma lesão cancerosa no peito, tendo o médico da Casa Branca à época indicado que não seria necessário tratamento adicional.
Leia Também: Ramos Horta culpa administração Biden pelo "genocídio" de Gaza