'Terror' do FC Porto em Inglaterra leva Farioli para missão hercúlea
- 21/10/2025
O FC Porto segue invicto ao fim de 11 jogos disputados na presente temporada e, esta quinta-feira, prepara-se para medir forças com o Nottingham Forest, com contornos inéditos e de olhos postos num feito histórico: o de vencer pela primeira vez em Inglaterra.
Em 23 jogos disputados em solo inglês, os dragões ainda conseguiram arrancar três empates, para além do terrível registo de 20 derrotas, diante de equipas como Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Manchester City, Leicester City, Tottenham, Wolverhampton e Newcastle, sempre em competições europeias.
Em Londres, quer diante do Chelsea, quer frente ao Arsenal, o FC Porto perdeu nos quatro duelos disputados contra cada um dos rivais, assim como na única deslocação ao terreno do Tottenham. Também contra o Liverpool, os dragões foram derrotados por quatro vezes, para além do registo de dois desaires diante de Manchester United e também frente a Manchester City. Já Wolverhampton, Leicester City e Newcastle compõe o restante 'ramalhete', com um jogo cada.
As exceções foram três, primeiro, contra Manchester United, e depois, diante do Liverpool. Em Old Trafford, um empate (1-1) em março de 2004 - sustentado no golo de Costinha ao cair do pano - permitiu o apuramento (agregado de 2-3) para os 'quartos' da Liga dos Campeões. Em sentido inverso, a igualdade (2-2) registada em abril de 2009 não possibilitou a passagem às 'meias' da Champions, por culpa de Cristiano Ronaldo, na segunda mão, a ditar um agregado de 3-2 para o Manchester United. Já em Anfield, o FC Porto alcançou um nulo em março de 2018, já perante a eliminação 'anunciada' frente ao Liverpool, nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, após uma goleada (0-5) no Dragão.
Foi com Sérgio Conceição que o FC Porto conseguiu sair de Inglaterra, pela última vez, sem ser derrotado.© Getty Images
Neste lote não aparece o Nottingham Forest porque nunca se registou um duelo oficial entre ambos, pelo que o encontro no City Ground, relativo à terceira jornada da fase de liga única da Liga Europa, pode ser integrado num panorama inédito em toda a linha.
Aliás, é preciso recuar até agosto de 1978 para recordar o único jogo particular, na discussão dos terceiro e quarto lugares do Trofeo Ciudad Vigo, quando o FC Porto bateu o Nottingham Forest, por 1-0, com um golo do paraguaio Paco González.
Dragão ameniza estragos
Se ao terrível histórico forasteiro (23 jogos em Inglaterra) juntarmos o 'amenizador' registo caseiro (24 duelos), o histórico geral de confrontos não deixa de ser amplamente favorável às equipas inglesas, na generalidade. Em 49 encontros oficiais, o FC Porto alcançou 10 vitórias, 12 empates e 27 derrotas. Quer isso dizer que a soma de triunfos e igualdades (22) acaba por ser inferior ao número de verdadeiros 'tropeções'.
Ficam a faltar dois encontros para chegar ao número 49: o duplo compromisso com o Chelsea, em abril de 2021. Por força dos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19, o FC Porto disputou o acesso às 'meias' da Liga dos Campeões em campo neutro, em Sevilha, primeiro, com uma derrota (0-2), e, depois, com um insuficiente triunfo (0-1) - alcançado fora de portas, mas não em Inglaterra.
Ao 50.º encontro oficial frente a um clube de Inglaterra, o FC Porto encontra-se desafiado a alcançar a sua primeira vitória em solo inglês, naquela que é também uma missão hercúlea para Francesco Farioli, perante o facto de levar 10 vitórias e um empate (diante do Benfica) desde o arranque da nova temporada. Será desta? Quinta-feira saberemos.
Leia Também: Já não é só uma 'parede'. Jan Bednarek brilha com novo papel no FC Porto