Tempestade faz dois mortos na Grécia. Um era guarda costeiro
- 22/01/2026
Uma mulher de 56 anos morreu na quarta-feira à noite em Glyfada, a cerca de 14 quilómetros a oeste de Atenas, quando tentou atravessar uma rua alagada e foi atingida por um carro arrastado pela corrente, ficando presa debaixo de outro veículo estacionado, avançou hoje a rádio SKAI.
Poucas horas antes, um guarda costeiro de 52 anos morreu, depois de ter sido arrastado pelas ondas no porto da cidade de Paralio Astros, na península do Peloponeso (sul da Grécia), onde tinha ido ajudar a atracar embarcações.
O corpo do homem foi encontrado minutos depois, enquanto um colega foi resgatado com vida, segundo um comunicado divulgado pela Guarda Costeira grega.
Glyfada, a cidade mais atingida pela tempestade na região da Ática, amanheceu hoje coberta por grandes quantidades de lama.
Foram também observados danos extensos nos subúrbios de Voula, Vari e Vouliagmeni, adjacentes a Glyfada, todas cidades costeiras situadas a oeste do centro da capital.
A tempestade provocou alertas vermelhos na quarta-feira, em Ática, na região do Peloponeso, na Grécia Central, na Macedónia Ocidental, na Tessália e nas ilhas do norte do Mar Egeu.
A Defesa Civil está a emitir alertas de emergência para os residentes da Ática, da ilha de Eubeia, da região da Beócia e do Peloponeso, instando os cidadãos a "reduzir as suas viagens" ao mínimo necessário.
As chuvas torrenciais vão continuar hoje as ilhas do Egeu, embora os aguaceiros e os ventos fortes tenham abrandado em Atenas.
Os bombeiros receberam cerca de mil chamadas para drenar interiores de edifícios inundados ou remover árvores caídas, enquanto resgatavam 61 pessoas presas nos seus veículos ou casas.
Foram também relatadas inundações significativas na região de Corinto, localizada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Atenas, especialmente em Korfos, uma vila costeira de 300 habitantes, que ficou completamente submersa.
Na Grécia central, fortes nevões deixaram isoladas várias aldeias das montanhas, tendo a área em redor de Tessalónica (norte), a segunda maior cidade do país, ficado também coberta de branco, embora não tenham sido relatados problemas graves.
A tempestade deverá abrandar na Grécia durante a tarde de hoje, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (EMY).
Leia Também: Camponeses moçambicanos que produção está quase perdida devido a cheias





.jpg)






















































