Skoda 1000 MBX reinterpretado; assim seria o coupé na era moderna
- 24/10/2025
O Skoda 1000 MBX foi o alvo da mais recente reinterpretação de ícones da Skoda. Na sua era (anos 1960), o original foi um coupé de duas portas, sendo que a versão moderna agora imaginada se traduz num automóvel com caráter desportivo, mas linhas suaves.
O conceito, que não passa de um exercício criativo, propõe uma plataforma elétrica plana e suspensão a ar, que permite ajustar a altura ao solo. Quem quiser uma postura mais desportiva, pode baixá-la, enquanto para pisos mais exigentes ou transporte de carga pode aumentá-la.
Exterior
Com a linguagem de design 'Modern Style' do fabricante checo, tem um exterior inspirado pela arquitetura, tendo sido estudados "vários edifícios e objetos". O designer Antti Savio desviou-se de fazer uma imagem 'retro', mas, mesmo assim incluiu referências ao original.
São disso exemplo os faróis em posição elevada ou o tratamento dado aos pilares C. Uma câmara de visão traseira substitui a janela traseira, numa solução pouco convencional. Assim, há mais espaço para bagagem e o aspeto fica mais desportivo e compacto, segundo o projetista.
Se na dianteira as pistas do original são quase inexistentes, já a parte lateral e a traseira são especialmente reminiscentes do Skoda 1000 MBX da década de 1960.
As imagens parecem revelar um automóvel com cinco portas e sem espelhos retrovisores convencionais: onde estes deveriam estar, encontra-se um elemento de pequenas dimensões que talvez alojassem câmaras - à semelhança do Audi E5 Sportback recentemente lançado na China.
Por dentro
David Stingl, responsável por conceber o interior, pensou num coupé com a configuração 2+2 lugares, que se pode transformar num automóvel de dois lugares aumentando a capacidade de carga com os bancos traseiros a dobrarem.
Estes bancos de trás são individuais e rebatíveis em estilo cinematográfico. As portas traseiras têm dobradiças, o que facilita o acesso ao interior do Skoda 1000 MBX reimaginado. Já os bancos dianteiros podem fundir-se formando um único.
As imagens revelam um volante grande e de formato oval e ecrãs aparentemente flutuantes, sem a existência de uma consola central.
Antti Savio explicou: "É, no geral, desportivo e, ainda assim, com um aspeto amistoso. Os carros desportivos modernos parecem, por vezes, excessivamente agressivos, enquanto os dos anos 1960 e 1970 tinham uma certa elegância, até um charme cativante. E foi isso que quis preservar".
Já David Stingl comentou: "Quisemos manter a essência do carro, o que representava na sua altura. Não era uma máquina desportiva, mas um carro elegante para um estilo de vida ativo".
Percorra a galeria no topo e veja as imagens de como seria o Skoda 1000 MBX dos tempos modernos.
Leia Também: Como seria o Skoda 110 R moderno? A resposta está neste conceito





.jpg)















































