Sismo de 7,6 causa feridos e tsunami de 40 centímetros no norte do Japão
- 09/12/2025
A agência indicou que o sismo ocorreu a leste de Aomori, na ilha principal de Honshu, no Japão, e ao sul da ilha de Hokkaido, e que o tsunami de 40 centímetros atingiu a cidade de Urakawa, em Hokkaido, e o porto de Mutsu Ogawara, em Aomori.
Várias pessoas ficaram feridas num hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori, informou a emissora pública NHK.
A primeira-ministra, Sanae Takaichi,disse aos jornalistas que o governo criou uma equipa de emergência para avaliar a extensão dos danos.
"Estamos a colocar a vida das pessoas em primeiro lugar e a fazer tudo o que podemos", disse.
As centrais nucleares da região estão a realizar verificações de segurança, informou a NHK.
O sismo ocorreu por volta das 23h15 (14h15, hora de Lisboa) no Oceano Pacífico, a cerca de 80 quilómetros da costa de Aomori.
Um tsunami de 70 centímetros foi medido no porto de Kuji, na província de Iwate, ao sul de Aomori, e ondas de até 50 centímetros atingiram outras comunidades costeiras da região, informou a agência.
A agência emitiu um alerta para possíveis ondas de tsunami de até 3 metros em algumas áreas, e o secretário-chefe do Gabinete, Minoru Kihara, instou os residentes a dirigirem-se imediatamente para terrenos mais altos ou se abrigarem dentro de edifícios ou centros de evacuação até que o alerta seja suspenso.
BREAKING: Japan's JMA issues Hokkaido-Sanriku Megaquake Advisory after 7.6 magnitude quake hits Aomori.
— D (@Deb_livnletliv) December 8, 2025
Tsunami warnings have been issued.
Epicenter is 80kms off the Coast of Aomori prefecture, at a depth of 50kms.#Japan #Tsunami pic.twitter.com/QHHaOB4qTC
Várias pessoas ficaram feridas num hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori, e um homem na cidade de Tohoku ficou levemente ferido quando o seu carro caiu num buraco.
Kihara disse que as centrais nucleares da região estavam a realizar verificações de segurança e que, até o momento, nenhum problema havia sido detetado.
Vários casos de incêndios foram relatados em Aomori, e cerca de 90.000 residentes foram aconselhados a refugiar-se em centros de evacuação, informou a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.
Foi a norte da costa japonesa que sofreu um sismo de magnitude 9,0 e o tsunami em 2011, que matou quase 20.000 pessoas.
[Notícia atualizada às 18h22]
Leia Também: Sismo de magnitude 7,6 sentido no Japão. Há alerta de tsunami





.jpg)






















































