"Sérias preocupações". Execução de iraniano Erfan Soltani adiada

  • 15/01/2026

A execução do jovem Erfan Soltani, condenado à pena de morte por participar em protestos contra o regime iraniano, foi adiada para data a definir.

 

Segundo a organização não-governamental (ONG) Hengaw, que cita familiares do manifestante de 26 anos, "a ordem de execução, previamente comunicada à sua família e agendada para quarta-feira, não foi cumprida e foi adiada".

"Apesar das sérias e persistentes preocupações com o direito à vida de Erfan Soltani, a Hengaw considera que é sua responsabilidade publicar qualquer informação atualizada e verificada assim que esteja disponível", acrescentou a ONG num comunicado divulgado na rede social X.

A Hengaw alertou, também que, "devido à contínua interrupção da internet e às severas restrições de comunicação, não é possível, de momento, a cobertura em tempo real dos desenvolvimentos deste caso".

Também o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que foi informado "por fontes fidedignas" de que os planos de execuções de manifestantes no Irão foram interrompidos, apesar de o regime de Teerão sugerir o contrário. 

Erfan Soltani foi detido na noite da passada quinta-feira, 8 de janeiro, em sua casa, na cidade de Karaj, por envolvimento nos protestos contra o regime iraniano. 

Dias depois, as autoridades informaram a sua família de que a execução estava marcada para esta quarta-feira, sem fornecer mais detalhes, de acordo a Hengaw.

Na terça-feira, um familiar de Soltani disse à BBC que um tribunal emitiu uma sentença de morte "num processo extremamente rápido, em apenas dois dias". A sua irmã, que é advogada, tentou dar seguimento ao caso, mas as autoridades disseram que não havia nada a fazer, de acordo com Awyer Shekhi, da Hengaw.

"É apenas alguém que se opõe à situação atual no Irão... e agora recebeu uma sentença de morte por expressar a sua opinião", lamentou.

Tem 26 anos, é iraniano e pode ser executado hoje. Quem é Erfan Soltani?

Tem 26 anos, é iraniano e pode ser executado hoje. Quem é Erfan Soltani?

Erfan Soltani, de 26 anos, poderá tornar-se o primeiro manifestante a ser executado por enforcamento, esta quarta-feira, depois de ter participado nos protestos contra o regime iraniano. A família já foi informada que a sentença "é definitiva e será cumprida".

Daniela Filipe | 12:33 - 14/01/2026

O Ministério Público de Teerão adiantou na terça-feira que um número não especificado de manifestantes será julgado por "moharebeh" (guerra contra Deus, em persa), uma das acusações mais graves no Irão, que prevê a pena de morte, segundo um comunicado divulgado pela televisão estatal.

O Irão ocupa o segundo lugar no mundo em número de execuções, apenas atrás da China, segundo as ONG: em 2025, o país executou pelo menos 1.500 pessoas condenadas à morte, de acordo com a organização não-governamental (ONG) Iran Human Rights (IHR).

Doze pessoas foram executadas durante a última grande onda de protestos, entre 2022 e 2023, segundo esta ONG sediada na Noruega. Outras doze foram executadas por espionagem para Israel desde a guerra de junho entre os dois países inimigos.

A IHR aumentou na terça-feira para 734 mortes verificadas nos protestos antigovernamentais no Irão, mas admite que o número real pode atingir milhares, como já indicam outras estimativas entretanto divulgadas, e estimou que o número de detidos ultrapassou os 10.000.

Também a Human Rights Watch (HRW) denunciou na terça-feira uma escalada da repressão no Irão, com o assassinato de manifestantes nos recentes protestos contra o regime, e instou a comunidade internacional a intervir, pressionando Teerão a respeitar os direitos humanos e a facilitar a investigação da ONU sobre os acontecimentos.

A ONG destacou em comunicado que as restrições à Internet dificultaram "a verificação de assassinatos ilegais e outras violações dos direitos humanos cometidas durante a repressão dos protestos", que começaram em 28 de dezembro.

Leia Também: Guterres considera "horríveis" números de mortes no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919653/serias-preocupacoes-execucao-de-iraniano-erfan-soltani-adiada#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes