Sarkozy com mar de apoiantes junto a casa (na ida para prisão). As fotos
- 21/10/2025
Um 'mar' de apoiantes esperou, esta terça-feira, junto à casa de Nicolas Sarkozy para mostrar apoio ao ex-presidente francês antes de este dar entrada na prisão de La Santé, em Paris - para cumprir uma sentença de cinco anos por conspiração criminosa na tentativa de utilizar dinheiro líbio para financiar a sua campanha eleitoral de 2007.
À saída de casa, o antigo chefe de Estado disse que "a verdade vai triunfar". Acompanhado pela mulher, Carla Bruni, - e na presença dos filhos (e de jornalistas) -, Sarkozy saiu da sua habitação na capital francesa e acenou a quem o aguardava. Pode ver as imagens na galeria acima.
Depois, chegou à prisão pelas 09h40 (08h40 em Lisboa), onde deverá ser colocado numa ala especial, numa das 15 celas de nove metros quadrados da unidade de confinamento solitário.
Sarkozy reafirmou inocência (e apresentou pedido de libertação)
Através de uma mensagem difundidas nas redes sociais e que foi divulgada momentos antes de entrar na cadeia de Paris, Nicolas Sarkozy disse que estava "a ser fechado" na prisão.
Por outro lado, Sarkozy escreveu ainda que sente "profunda tristeza pela França, que se vê humilhada pela expressão de uma vingança que elevou o ódio a um nível sem precedentes".
— Nicolas Sarkozy (@NicolasSarkozy) October 21, 2025
Por sua vez, e em declarações aos jornalistas, o advogado Christophe Ingrain disse que o ex-presidente (já) apresentou um pedido de libertação. O tribunal tem dois meses para decidir sobre o pedido de Sarkozy, embora o prazo deva ser mais curto.
Sarkozy foi o 23.º presidente de França tendo ocupado o cargo entre 2007 e 2012. É o primeiro ex-presidente da República francesa (e da União Europeia) a cumprir pena de prisão.
Leia Também: Ex-mulher de Sarkozy "revoltada": "Injustamente privado de liberdade"