Rússia desmente que Trump e Putin viajem no mesmo avião para a Hungria
- 21/10/2025
O porta-voz do Presidente da Rússia, disse que a possibilidade de uma deslocação dos dois chefes de Estado no mesmo avião "é uma fantasia" e uma "teoria absurda".
Peskov respondia a questões sobre notícias que indicavam que estaria a ser preparada uma viagem de Trump e Putin no mesmo avião.
Afirmou que ainda não há uma data para o encontro entre os chefes Estado russo e norte-americano na capital da Hungria, durante o qual se esperam soluções sobre a guerra na Ucrânia.
O encontro requer preparação séria e tempo, disse Peskov, frisando que são necessárias consultas e negociações.
Sobre a possível participação dos líderes europeus na cimeira de Budapeste, Peskov afirmou que qualquer comentário é prematuro, neste momento.
O porta-voz da Presidência da Rússia reiterou que a intenção de Moscovo é alcançar progressos no quadro de um acordo pacífico para a Ucrânia.
"Utilizaremos também a reunião para discutir as relações bilaterais (com os Estados Unidos)", adiantou.
Dmitri Peskov disse também que o facto de ter sido escolhida a cidade de Budapeste como sede da reunião decorreu das relações que Vladimir Putin e Donald Trump mantêm com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
No domingo, o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que admite estar presente se for convidado para encontros com os homólogos russo e norte-americano.
Leia Também: "Não vá a Budapeste". Ex-KGB alega que há "plano" para matar Putin