'Ritas'. Documentário sobre Rita Lee vai ser exibido no Festival Tribeca
- 21/10/2025
O documentário mais visto no Brasil em 2025, o ‘Ritas’, vai estrear na edição deste ano do Festival Tribeca, que decorre de 30 de outubro a 1 de novembro.
O ‘Ritas’ tem estreia marcada para o primeiro dia do festival, numa sessão de homenagem “dedicada à eterna rainha do rock brasileiro, Rita Lee”, informa a empresa de comunicação do filme em comunicado.
O documentário será exibido apenas uma vez no Teatro Ibérico, em Lisboa, e vai contar com a presença dos realizadores Oswald Santana e Karen Harley para responderem a perguntas do público após o filme.
O ‘Ritas’ “apresenta uma viagem intensa e emotiva pela vida e pela arte de Rita Lee, por meio de imagens raras, arquivos pessoais e a sua última entrevista inédita”, acrescenta a nota.
Na sinopse, o documentário promete um “processo de ‘arqueologia pessoal’” que revela uma Rita Lee “de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa” - uma narrativa guiada pela própria através das várias entrevistas que deu ao longo da carreira.
Veja aqui o trailer.
Só nas primeiras quatro semanas do lançamento do documentário, mais de 33 mil assistiram ao filme: “a longa reafirma o fascínio e o legado de Rita Lee, cuja voz e atitude continuam a inspirar públicos de todas as idades”.
Rita Lee, conhecida como a "rainha do rock brasileiro, foi uma cantora e compositora brasileira, que, ao longo da sua carreira, vendeu mais de 55 milhões de discos. Na sua altura, foi a artista feminina com mais sucesso.
A cantora nasceu a 31 de dezembro de 1947 e morreu a 8 de maio de 2023, com 75 anos. Dois anos antes, em 2021, tinha sido diagnosticada com cancro do pulmão.
Leia Também: Festival Bons Sons celebra 20 anos de vida de 6 a 9 de agosto de 2026