Renault planeia mais autonomia para o Renault 4 e 5 E-Tech daqui a 2 anos
- 20/10/2025
Dentro de dois anos, os Renault 4 e 5 E-Tech poderão ter uma grande atualização, ganhando autonomia. O 5 foi lançado em maio de 2024, ao passo que o 4 chegou em março deste ano.
Segundo o site L'Argus, o sindicato CFDT, da fábrica da Ampere em Cléon revelou numa comunicação interna que os modelos elétricos terão uma nova bateria de 56 kWh produzida em exclusivo para estes automóveis pela AESC em Douai. Atualmente, a capacidade é de 52 kWh.
O motor comum 6AK também será atualizado. Com tecnologia EESM desenvolvida pela Renault, este passará a designar-se 6AK Evo e terá muitos componentes aprimorados - incluindo a montagem do inversor e do estator.
O acréscimo de autonomia pode permitir chegar a cerca de 500 km, não só graças à bateria com mais capacidade, como também ao motor que irá consumir menos energia do que a geração atual. Os Renault 4 e 5 E-Tech disponíveis hoje têm autonomias em torno dos 400 km.
As informações terão sido confirmadas pelo departamento de comunicação da Ampere - no entanto, sem entrar em detalhes acerca do projeto que está na calha para o Renault 4 E-Tech e para o Renault 5 E-Tech.
Estes dois modelos são reinterpretações modernas de dois dos clássicos da marca francesa, estando assentes na plataforma AmpR Small. O sistema multimédia, tal como as baterias e os motores são idênticos.
Os modelos marcam o renascimento dos icónicos Renault 4 e 5. O design remete para o dos originais, mas com tecnologias e abordagens contemporâneas.
Leia Também: Sucessor do lendário Renault 5 Turbo com 555 cv estreou-se em público