Recuperado quadro de Picasso que desapareceu a caminho de exposição
- 24/10/2025
A Polícia Nacional espanhola anunciou, esta sexta-feira, ter recuperado o quadro 'Natureza-morta com guitarra', da autoria de Pablo Picasso, que havia desaparecido durante o transporte para uma exposição em Granada, no passado dia 3 de outubro.
“Recuperado o Picasso desaparecido durante o transporte para uma exposição em Granada”, escreveram as autoridades, na rede social X (Twitter).
Os investigadores equacionaram, inclusive, que a obra “pode não ter chegado a ser colocada no camião de transporte”.
Ressalvaram, ainda assim, que a investigação da Brigada do Património Histórico da Polícia Nacional continua aberta.
Recorde-se que a polícia estava a investigar desde 10 de outubro, depois de a Fundação CajaGranada ter formalizado o desaparecimento do quadro, com 12,7 centímetros de altura e 9,8 de largura.
Recuperado el #Picasso desaparecido en su traslado a una exposición en #Granada
— Policía Nacional (@policia) October 24, 2025
Podría no haber llegado a subir al camión de transporte
La Brigada de Patrimonio Histórico de @policia mantiene abierta la investigación una vez que agentes de Policía Científica han… pic.twitter.com/lb5jN8tFvI
Datado de 1919, 'Natureza-morta com guitarra' foi embalado com outras 56 obras, no dia 25 de setembro, em Madrid. A fundação explicou que, no dia 3 de outubro, a empresa de transporte chegou ao centro cultural para proceder à entrega das peças, que foi realizada sob videovigilância.
Contudo, uma vez que “nem todas as embalagens estavam devidamente numeradas, não foi possível fazer uma verificação exaustiva”, noticiou a agência EFE. Assim, a entidade acusou a receção da encomenda e, quando verificou as obras, no dia 6 de outubro, constatou que o quadro de Picasso estava em falta.
Os quadros foram transportados numa carrinha em que seguiam duas pessoas. Após a saída de Madrid, pararam a cerca de 27 quilómetros do destino, onde dormiram, num pequeno hotel. Os dois indivíduos terão, alegadamente, feito turnos para vigiar a carrinha, disseram as fontes policiais citadas pela imprensa espanhola.
As viagens por estrada para levar obras de arte obedecem a várias regras de acondicionamento e exigem velocidades lentas na condução, para não danificar as peças, como lembraram alguns peritos neste tipo de transporte citados também pela imprensa espanhola.
Após a denúncia, a Polícia Nacional registou a obra na base de dados da Interpol de objetos de arte roubados ou desaparecidos, onde constam descrições e imagens de mais de 57 mil artigos.
A embalagem do pacote encontrado e outras circunstâncias levaram as autoridades a suspeitar de que a obra poderia ser o Picasso que procuravam, avaliado em 600 mil euros.
A identidade do proprietário de 'Natureza-morta com guitarra' não foi até agora revelada. Sabe-se apenas que é um colecionador particular que adquiriu o quadro de Picasso há alguns anos, por 60 mil euros, e que o mantinha numa residência em Madrid.
Leia Também: Quadro de Picasso desaparece durante transporte de Madrid para Granada





.jpg)
















































