Quem são as vítimas do tiroteio na Universidade de Brown?
- 18/12/2025
Duas pessoas morreram, na tarde de sábado, depois de um tiroteio na Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Ella Cook e Mukhammad Aziz Umurzokov foram identificados como sendo as duas vítimas mortais. Afinal, quem eram estes estudantes?
Ella Cook era natural do Alabama e frequentava o segundo ano desta universidade que pertence à Ivy League. Já Mukhammad Aziz Umurzokov, cidadão americano com dupla nacionalidade, estava no seu primeiro semestre.
"Eram dois jovens com um potencial incrível que foi interrompido cedo demais", referiu a presidente da Universidade Brown, Christina Paxson, numa carta dirigida à faculdade na terça-feira, citada pela ABC News.
E continuou: "Ambos eram brilhantes e queridos - como membros da nossa comunidade universitária, mas ainda mais pelos seus amigos e familiares. Os nossos corações continuam com eles neste momento".
Ella Cook "era uma aluna apaixonada e intelectualmente curiosa da nossa comunidade, interessada em estudos franceses e francófonos". A jovem integrava a Alpha Chi Omega e era vice-presidente do grupo republicano da Universidade.
"Ella era conhecida pela sua ousadia, coragem e bondade, tendo demonstrando o seu comprometimento com o seu curso e colegas de turma", referiu Martin Bertão, presidente da organização College Republicans of America, numa publicação nas redes sociais".
Official Statement on the loss of Brown University College Republicans Vice President, Ella Cook. pic.twitter.com/IJoQsvyOsI
— College Republicans of America (@uscollegegop) December 15, 2025
A jovem era ainda membro da Cathedral Church of the Advent, em Birmingham. O reverendo da igreja disse que Cook era "firme, generosa e fiel" e tinha "uma luz brilhante"
Também a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem à família de Ella: "Não há palavras. Os meus pensamentos estão com a família e amigos, especialmente com os seus pais. Que Deus os abençoe".
Mukhammad Aziz Umurzokov formou-se na Midlothian High School, na Virgínia, e planeava focar-se em Bioquímica e Biologia Molecular.
"Os seus amigos e familiares falaram sobre o seu claro compromisso em servir os outros", apontou a presidente da universidade, notando que o jovem era "conhecido por ser determinado, consciente e disciplinado".
A ABC News teve acesso a uma carta escrita pela professora de Química de Umurzokov que disse que o jovem era "um aluno extremamente brilhantes, profundamente atencioso e sociável".
"É profundamente trágico perdê-lo", escreveu, pedindo ainda ao restantes aluno para "seguirem em frente para fazer o bem comum no mundo" como uma homenagem.
Já uma amiga e colega de turma referiu que Mukhammad era "extremamente inteligente" e tinha um ótimo sentido de humor.
"Era um amigo muito atencioso e leal. Era uma pessoa compassiva. Tinha o grande sonho de se tornar neurocirurgião", revelou a amiga, acrescentando que o jovem não estava inscrito na sessão de Economia, onde aconteceu o tiroteio, mas que decidiu ir acompanhar um amigo.
O embaixador dos Estados Unidos no Uzbequistão Jonathan Henick, disse estar "profundamente triste" com a morte de Umurzokov.
O que aconteceu?
Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas - oito em estado crítico - no sábado à tarde (noite em Portugal) na Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, durante um tiroteio.
O tiroteio ocorreu no segundo dia de exames nacionais perto do edifício Barus & Holley, um complexo de sete andares onde funciona a Escola de Engenharia e o departamento de Física. Segundo o site da universidade privada, o edifício conta com mais de 100 laboratórios, dezenas de salas de aula e escritórios.
Até ao momento, o atirador ainda não foi detido pelas autoridades.





.jpg)
























































