Quatro civis mortos em confrontos na fronteira do Camboja com a Tailândia

  • 08/12/2025

"Pelo menos, quatro civis cambojanos foram mortos em ataques tailandeses" nas províncias de Oddar Meanchey e Preah Vihear, disse o ministro em declarações à Agência France Presse (AFP).

 

A Tailândia, que realizou ataques aéreos ao longo da fronteira, anunciou a morte de um soldado seu e dez feridos.

Forças cambojanas atacaram o exército tailandês na província de Ubon Ratchathani, "matando um soldado e ferindo quatro", começou por anunciar o porta-voz do exército tailandês, Winthai Suvaree, num comunicado.

Mais tarde, Suvaree confirmou numa declaração televisiva que sete pessoas ficaram feridas no país devido a ataques que atribuiu aos militares cambojanos, e adiantou que o número poderá aumentar "à medida que os relatórios forem sendo atualizados".

O porta-voz do exército tailandês indicou ainda que foram retirados cerca de 35 mil civis em cinco províncias fronteiriças durante a noite, nas quais o ministério tailandês da Educação também ordenou hoje o encerramento de 641 escolas para "preservar a segurança dos alunos e professores".

Por seu lado, o Ministério da Defesa cambojano afirmou que as forças tailandesas lançaram um ataque nas províncias fronteiriças de Preah Vihear e Oddar Meanchey na madrugada de segunda-feira, garantindo que o Camboja não ripostou.

A Tailândia está a usar aviões para "atingir alvos militares" e "acabar com o fogo de apoio cambojano", informou entretando o exército tailandês.

Banguecoque garante que a sua aviação atacou "apenas infraestruturas militares, depósitos de armas, centros de comando e rotas de apoio ao combate" associadas a atividades consideradas como uma ameaça à segurança nacional tailandesa.

Relatórios militares de ambos os lados dão conta de numerosos confrontos nas últimas 24 horas em vários pontos dos quase 820 quilómetros de fronteira, onde ambos os governos começaram a evacuar civis e a mobilizar pessoal e material de defesa.

As autoridades da província cambojana de Oddar Meanchey informaram que foram relatados tiros nas proximidades dos templos centenários de Tamone Thom e Ta Krabei, e que os aldeões fugiram "para se protegerem".

Os dois países vizinhos do Sudeste Asiático mantêm uma disputa antiga sobre o traçado de certas partes da fronteira, com mais de 800 quilómetros de extensão, estabelecida durante a era colonial francesa. As zonas disputadas abrigam vários templos.

Em julho, cinco dias de hostilidades entre a Tailândia e o Camboja causaram 43 mortes e provocaram a deslocação de cerca de 300.000 pessoas, antes que um plano de paz coassinado no final de outubro pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, acalmasse as tensões.

O acordo previa, nomeadamente, a libertação de 18 prisioneiros cambojanos detidos na Tailândia há vários meses. As partes também concordaram em retirar as armas pesadas e desminar as zonas fronteiriças.

A Tailândia suspendeu em novembro a implementação do acordo, alegando que uma explosão de uma mina terrestre recentemente colocada feriu quatro dos seus soldados.

Leia Também: Pelo menos 13 mortos no Camboja em despiste de autocarro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2901068/quatro-civis-mortos-em-confrontos-na-fronteira-do-camboja-com-a-tailandia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes