Putin na Hungria: Bulgária deixa, ex-KGB aponta plano para matar. E mais?

  • 21/10/2025

O anúncio de que Vladimir Putin iria viajar até Budapeste, na Hungria, surgiu na semana passada pela voz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que explicou que depois de uma conversa "produtiva" com o homólogo russo tinha ficado 'fechado' um encontro, com vista à discussão do fim da guerra na Ucrânia.

 

Já na segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Rússia, Sergey Lavrov, falaram ao telefone para discutirem pormenores da próxima cimeira entre Putin e Trump, estando na agenda um encontro presencial para 'fechar' a data do encontro entre os líderes norte-americano e russo.

Mas, se no momento do anúncio, o presidente dos EUA falou em "aproximadamente duas semanas", agora este encontro pode estar sem marcação à vista. Isto porque o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, explicou que "são precisas realizar preparações sérias" e que "nenhum prazo certo foi inicialmente definido".

Mas entre conversas e uma agenda cheia há ainda quem deixe conselhos e avisos, nomeadamente, para o presidente russo não seguir até Budapeste, onde o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán, já disse estar pronto para receber os dois líderes.

"Acabei de falar por telefone com o presidente Donald Trump. Os preparativos para a cimeira de paz entre os Estados Unidos e a Rússia estão em andamento. A Hungria é a ilha da PAZ!", escreveu o chefe do governo húngaro na rede social X (antigo Twitter), assim que Trump tornou pública a cimeira.

E 'fora' da tríade, o que se diz?

Na segunda-feira, o governo búlgaro manifestou disponibilidade para que o presidente russo atravessasse o seu espaço aéreo para participar na anunciada cimeira. "Como poderia a reunião decorrer se um dos participantes não pudesse comparecer?", questionou o chefe da diplomacia de Sófia, Georg Georgiev, segundo o jornal 'online' búlgaro Novinite, a respeito da autorização à passagem de Putin, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra e contra a humanidade.

Georgiev fez estas declarações a partir do Luxemburgo, onde participou no Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE).

"Quando se envidam esforços pela paz, é lógico que todas as partes contribuam para que esta reunião seja possível", comentou.

Bulgária pode deixar Putin cruzar o seu espaço aéreo para negociações

Bulgária pode deixar Putin cruzar o seu espaço aéreo para negociações

O Governo búlgaro manifestou hoje disponibilidade para que o Presidente russo, Vladimir Putin, atravesse o seu espaço aéreo para participar na anunciada cimeira sobre a Ucrânia com o homólogo norte-americano, Donald Trump, em data a definir em Budapeste.

Lusa | 20:29 - 20/10/2025

Já esta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radosław Sikorski, afirmou que não garante "que um tribunal polaco independente não ordenará ao governo que escolte a aeronave para que o suspeito [Putin] seja entregue", em Haia, quando o presidente russo estiver a viajar para o seu encontro com Trump na Hungria.

Recorde-se que em 2023, o Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, nos Países Baixos, emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin, acusando-o da deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.

Polónia alerta Rússia:

Polónia alerta Rússia: "Não posso garantir que tribunal não ordenará..."

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radosław Sikorski, afirmou que não garante "que um tribunal polaco independente não ordenará ao governo que escolte a aeronave para que o suspeito [Putin] seja entregue", em Haia, quando o presidente russo estiver a viajar para o seu encontro com Trump na Hungria.

Notícias ao Minuto | 12:29 - 21/10/2025

Já um antigo agente secreto russo foi 'mais longe', pedindo a Vladimir Putin para não viajar até à capital húngara, alegando que está em curso um "plano de assassinato britânico" contra o presidente russo.

Em causa está Andrey Bezrukov, um antigo espião da KGB [Organização dos Serviços Secretos da União Soviética entre 1954 e 1991]. Segundo a publicação Daily Express U.S., este antigo agente diz que a operação em cima da mesa está a ser orquestrada pelos britânicos. Andrey Bezrukov solicitou ainda que o local da cimeira fosse alterado para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Já o chefe da diplomacia da Lituânia, Kestutis Budrys, descartou que Putin tivesse um lugar à mesa em qualquer cidade europeia, dizendo: "O único lugar para Putin na Europa é em Haia, em frente ao tribunal, não em nenhuma de nossas capitais", disse na segunda-feira, citado pela Reuters

Já a MNE da Finlândia, Elina Valtonen, também expressou alguma preocupação com a possível visita de Putin a um país da União Europeia (UE), apontando: "Vamos ver onde a reunião será realizada e em que formato, mas é evidente que, dentro da UE, um criminoso de guerra como Putin não deve ser bem-vindo."

O ministro  francêsJean-Noel Barrot considerou que a viagem só faria sentido se houvesse um cessar-fogo imediato, e o MNE dos Países Baixos, David van Weel, referiu que "o mais importante era que há uma mesa de negociações".
 

E Portugal? O que pensa?

Também Portugal já se pronunciou sobre a cimeira entre os dois líderes, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, a considerar que a escolha do local não era a mais óbvia.

"É um pouco estranho que seja em território da União Europeia que isto seja feito, mas a Hungria tem a sua posição, que é conhecida, isto também não é assim nenhuma surpresa", disse Paulo Rangel, no final de uma reunião ministerial no Luxemburgo.

Apesar do local apontado para o futuro encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, o chefe da diplomacia portuguesa considerou que qualquer "diálogo que se faça no sentido de obter acordos de paz ou de cessar-fogo é sempre bem-vindo".

"Sendo em território europeu e da União Europeia, isso também tem um significado, mas a Hungria é um país soberano e pode acolher esse tipo de negociações (...), acho importante que haja diálogo, as perspetivas neste momento ainda não são as mais encorajadoras", sustentou o governante.

Leia Também: "Acreditamos que Trump quer acabar com esta guerra", diz Zelensky

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2874473/putin-na-hungria-bulgaria-deixa-ex-kgb-aponta-plano-para-matar-e-mais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes