Primatas beijaram-se pela primeira vez há cerca de 20 milhões de anos

  • 19/11/2025

Como é que começámos a beijar-nos? Os ancestrais primatas dos grandes símios terão sido os precursores do beijo, que terá acontecido há cerca de 20 milhões de anos, de acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira.

 

Numa perspetiva evolutiva, o beijo não apresenta qualquer benefício evidente – e pode, inclusive, transmitir doenças. Contudo, humanos, chimpanzés, orangotangos e bonobos fazem-no, o que sugere que foi um hábito herdado de um antepassado em comum.

Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e do Instituto de Tecnologia da Florida, nos Estados Unidos, tentaram, por isso, datar o primeiro beijo, a partir do comportamento dos primatas e das relações evolutivas.

"Usando estas duas informações importantes, adotámos uma abordagem de modelagem que nos permitiu simular diferentes cenários evolutivos", disse a autora principal do estudo, Matilda Brindle, do Departamento de Biologia de Oxford, citada pela agência Reuters.

Os estudiosos apuraram, então, que o primeiro beijo aconteceu há 21.5-16.9 milhões de anos, segundo os dados divulgados na publicação Evolution and Human Behavior.

Afinal, qual é o beijo na boca mais antigo de que há registo?

Afinal, qual é o beijo na boca mais antigo de que há registo?

A investigação de um casal resultou num artigo publicado no ano passado na revista Science, que derrubou algumas ideias sobre o começo do beijo na boca.

Notícias ao Minuto | 17:40 - 14/02/2024

Os investigadores definiram o beijo como um "contacto boca a boca não agressivo, que não envolvia transferência de alimentos", incluindo beijos em contexto sexual e em contexto platónico, como é o caso dos beijos entre família ou para cumprimentar alguém. No entanto, o motivo pelo qual surgiu e porque é que perdurou no tempo continua a ser tópico de debate.

"Algumas pessoas sugerem que o beijo em contexto sexual é uma forma útil de avaliar a qualidade do parceiro. Alternativamente, o beijo pode ser um tipo de preliminar, aumentando a excitação sexual e as hipóteses de fertilização", apontou Brindle.

Os beijos em contexto platónico, por seu turno, terão sido implementados para fomentar as relações sociais e fortalecer os laços afetivos.

Os neandertais e humanos provavelmente também se beijavam, tendo em conta que se reproduziram e que houve cruzamento de um micróbio oral muito depois de as duas espécies se terem separado, há 450.000-750.000 anos.

Mitos e curiosidades sobre o beijo (do 'chocho' à beijoca na testa)

Mitos e curiosidades sobre o beijo (do 'chocho' à beijoca na testa)

Um beijo pode ajudar a queimar calorias? E o aparelho dentário, é um obstáculo?

Notícias ao Minuto | 08:05 - 13/04/2024

Leia Também: De gorilas a lagartos. Eis as 40 fotos mais cómicas da vida selvagem

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890627/primatas-beijaram-se-pela-primeira-vez-ha-cerca-de-20-milhoes-de-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes