Pinguins-africanos foram vítimas de fome em massa na África do Sul
- 06/12/2025
Restam menos de 10 mil casais reprodutores do pequeno pinguim-africano, de plumagem preta e branca, no mundo, e a espécie está na Lista Vermelha de Espécies Criticamente Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) desde 2024.
Duas das maiores colónias reprodutoras perto da Cidade do Cabo (sul da África do Sul) entraram em colapso entre 2004 e 2011, resultando na morte de aproximadamente 62.000 aves, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e pelo Departamento de Florestas, Pescas e Ambiente da África do Sul, noticiou na sexta-feira a agência France-Presse (AFP).
Nos últimos oito anos, as populações de sardinha nas águas sul-africanas --- uma fonte crucial de alimento para os pinguins --- têm-se mantido consistentemente abaixo dos 25% da sua abundância máxima, explicou Richard Sherley, biólogo e coautor do estudo.
Acredita-se que este declínio nos 'stocks' de sardinha se deve ao efeito combinado de certas práticas de pesca e de fatores ambientais, como as alterações na temperatura e salinidade da água.
Isto "parece ter causado uma grave escassez de alimento para os pinguins-africanos, resultando numa perda estimada de cerca de 62.000 indivíduos reprodutores", frisou o biólogo.
A população total da espécie diminuiu quase 80% nos últimos 30 anos, segundo os cientistas. Ao ritmo atual de declínio populacional, a ave poderá extinguir-se na natureza até 2035.
As autoridades impuseram uma proibição de 10 anos à pesca comercial em torno de seis colónias de pinguins, incluindo as da Ilha Robben (onde o ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela passou quase 17 anos detido sob o regime do apartheid) e da Ilha Dassen, dois locais observados no estudo.
Outras iniciativas em curso incluem a instalação de ninhos artificiais e o estabelecimento de novas colónias.
Os pinguins-africanos são uma atração turística popular, e milhares de pessoas visitam as colónias todos os anos. No entanto, a pressão do turismo também tem impactos negativos, perturbando as aves e provocando um aumento do stress.
Leia Também: Pinguins criticamente ameaçados competem por alimento com embarcações de pesca





.jpg)






















































