Percevejos no quarto de hotel: Áreas críticas e como evitá-los
- 31/08/2025
Imagine a seguinte situação: depois de um banho quente no seu quarto de hotel, aconchega-se num roupão felpudo de cortesia e liga a televisão com uma variedade de petiscos do bar para lhe fazer companhia. Porém, acorda do seu sono tranquilo com bolinhas vermelhas, inflamadas e com comichão por todos os braços e pernas. Pode tratar-se de um caso sério de percevejos.
Percevejos são o pesadelo dos hotéis. E com o aumento das viagens de verão, médicos e especialistas em controlo de pragas alertam sobre a frequência com que eles podem ser encontrados.
Leia Também: De férias? Sete snacks saudáveis que encontra em estações de serviço
Embora a maioria dos viajantes saiba que deve verificar o colchão do quarto de hotel, um vídeo do TikTok está a tornar-se viral ao sugerir outro lugar onde essas pragas podem aparecer.
O médico Jason Singh alertou os seus seguidores da rede social através de um vídeo publicado em junho de 2024. No mesmo referiu outros lugares onde essas criaturas irritantes podem estar à espreita.
"Então, quantos de vocês desfazem completamente as malas na cómoda do quarto de hotel?", começou por questionar antes de revelar que "as cómodas de hotel, especialmente aquelas feitas de madeira ou com juntas e fendas, são um risco de infestação de percevejos".
@drjaysonisfresh Do you completely unpack clothes into dressers?
original sound - Dr. Jason Singh
Embora os móveis do hotel sejam limpos rapidamente entre os hóspedes, Singh explicou que as dobradiças, trilhos e gavetas da cómoda não estão a ser "limpas prontamente". Se houver uma infestação de percevejos, as suas roupas podem estar em sério risco.
Como evitar essas áreas
Uma maneira fácil de se proteger contra percevejos é não usar a cómoda, mas sim aproveitar o armário. "Recomendo usar armários de hotéis ou charriots para guardar as suas roupas", afirmou no vídeo.
Da mesma forma, Anthony O'Neill, especialista em pragas com mais de 20 anos de experiência no setor, disse anteriormente à Best Life que o lugar mais seguro para guardar a sua bagagem é a casa de banho. "Os percevejos não conseguem escalar superfícies lisas e, assim, será possível avistá-los facilmente", explicou.
Por que motivo os percevejos representam um grande risco para os quartos de hotel
Embora não se saiba se os percevejos transmitem doenças, as suas picadas podem causar comichão, irritação na pele e reações alérgicas.
Eles são mais comumente encontrados no colchão, pois "preferem esconder-se perto dos seus hospedeiros, para que possam sair furtivamente à noite e fazer uma refeição de sangue sem serem notados", disse Nancy Troyano, entomologista certificada pela Ehrlich Pest Control, à Best Life.
Também deve evitar cómodas de madeira, manter a sua bagagem elevada ou na casa de banho, e pensar duas vezes antes de desfazer as malas em qualquer canto escondido.
Leia Também: Viajar sozinho? Cinco dos melhores destinos para viagens a solo este ano