Paris aconselha cidadãos franceses a abandonarem temporariamente Mali

  • 08/11/2025

"Há várias semanas que a situação de segurança tem vindo a deteriorar-se no Mali, incluindo em Bamako", refere um alerta de viagem divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) francês.

 

"Recomenda-se aos cidadãos franceses que planeiem uma saída temporária do Mali assim que possível, utilizando os voos comerciais ainda disponíveis", acrescenta-se na nota, especificando que "as viagens por terra continuam a ser desaconselhadas, uma vez que as estradas nacionais são atualmente alvo de ataques de grupos terroristas".

O MNE francês recorda, além disso, que "continua a desaconselhar formalmente deslocações ao Mali, qualquer que seja o motivo".

Questionado pela agência de notícias francesa, AFP, o MNE disse não ter condições para esclarecer se o alerta também se dirige aos funcionários da embaixada de França em Bamako.

Na quinta-feira, o porta-voz do MNE, Pascal Confavreux, tinha sublinhado que França estava a acompanhar "muito atentamente e com verdadeira preocupação" a degradação da situação da segurança no Mali, onde a violência 'jihadista' se intensificou nos últimos dias.

Para já, disse então o porta-voz, "o aparelho diplomático mantém-se inalterado, estando a embaixada francesa aberta, chefiada por um encarregado de negócios que se ocupa, nomeadamente, da proteção consular dos nossos 4.300 cidadãos inscritos na lista consular, cuja segurança é uma prioridade.

Desde 2012, o Mali enfrenta uma profunda crise de segurança, sobretudo alimentada pela violência 'johadista' do Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (JNIM, ligado à Al-Qaida) e do grupo Estado Islâmico (EI), bem como de grupos criminosos locais.

E há algumas semanas, os 'jihadistas' do JNIM impuseram um embargo às importações de combustível, que chegou até Bamako, estrangulando a economia do país sem litoral do Sahel.

Na semana passada, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram a retirada do Mali dos seus funcionários considerados "não-essenciais" e das respetivas famílias, em resposta ao agravamento da situação.

Leia Também: Mali. Ex-primeiro-ministro Moussa Mara condenado a dois anos de prisão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884753/paris-aconselha-cidadaos-franceses-a-abandonarem-temporariamente-mali#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes