Ovo Fabergé engolido 'recuperado' ao fim de 6 dias – e de forma "natural"
- 05/12/2025
Volvidos seis dias, a Polícia de Nova Zelândia ‘recuperou’ o pendente da marca de luxo Fabergé, famosa por criar os Ovos Fabergé, que havia sido engolido por um homem de 32 anos, numa joalharia de Auckland, a 28 de novembro.
Este ovo Fabergé, que se tratava de uma edição limitada associada ao filme de 1983 "007 - Operação Tentáculo", foi expelido na noite de quinta-feira, “de forma natural” e sem necessidade de “intervenção médica”, de acordo com a NBC News.
Uma fotografia divulgada pelas autoridades mostrava uma mão enluvada a segurar o pendente, cuja longa corrente de ouro continha ainda a etiqueta do preço. Um porta-voz daquela polícia deu conta de que tanto o homem, como o colar permanecerão sob custódia policial.
Recorde-se que o suspeito foi detido minutos depois de ter engolido o ovo Fabergé, na joelharia Partridge, em Auckland. Na primeira audiência em tribunal, a 29 de novembro, o homem declarou-se inocente das acusações de furto do pendente, que foi avaliado em 33 mil dólares da Nova Zelândia (entre 16.300 a 16.400 euros).
Desde então que as autoridades estavam a monitorizá-lo de perto, “dadas as circunstâncias”, disse o inspetor Grae Anderson, na quarta-feira.
Foram produzidas apenas 50 peças desta edição, em “ouro amarelo de 18 quilates e decorado com esmalte guilloché verde, além de ter 60 diamantes brancos e 15 safiras azuis”, de acordo com a página da Fabergé (aqui, a peça vale 15.121,95 euros, sem impostos e taxas alfandegárias).
“Ao verdadeiro estilo Fabergé, o pendente em forma de ovo também oferece uma surpresa: ao abri-lo, revela um polvo em miniatura de ouro 18 quilates, capturando o espírito do personagem que dá nome ao filme. O polvo possui dois olhos com diamantes negros”, lê-se ainda.





.jpg)























































