ONU pede a Israel que deixe entrar mantimentos e abrigos em Gaza
- 26/10/2025
"À medida que o inverno se aproxima em Gaza, as pessoas precisam cada vez mais de abrigo e calor, os materiais de abrigo e os mantimentos de inverno para as famílias deslocadas estão armazenados nos armazéns da UNRWA na Jordânia e no Egito", lamentou a agência num comunicado na sua conta no X.
"O acesso humanitário da UNRWA deve ser restaurado", acrescentou a organização.
A chegada do cessar-fogo em Gaza não mudou a realidade de milhares de deslocados que continuam a viver em condições precárias em tendas, que não os protegem do clima.
"A ajuda é significativamente baixa, não consegue reduzir o nível de fome, e a situação continua a ser catastrófica porque não chega o suficiente", afirmou hoje, numa conferência de imprensa, o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ghebreyesus ressalvou que atualmente entram em Gaza entre 200 e 300 camiões com ajuda diariamente, longe dos 600 necessários e acordados, e salientou que muitos deles são envios comerciais e que "muitas pessoas não têm condições para comprar nada".
Na mesma conferência de imprensa, o representante da OMS na Cisjordânia e Gaza, Rik Peeperkorn, reconheceu que a chegada de ajuda humanitária melhorou desde o início do cessar-fogo, mas lembrou que a passagem de Rafah continua fechada, assim como outras passagens internas para levar assistência ao norte do enclave.
Leia Também: "Não funciona". Lula critica ONU e exemplifica com "genocídio em Gaza"





.jpg)
















































