ONG estima mais de 6 mil mortos em confrontos no Irão
- 27/01/2026
A Human Rights Activists News Agency (HRANA) acrescentou estar a investigar outras 17 mil mortes potenciais, mas, para já, adianta que as manifestações e consequentes ações repressivas do regime conservador xiita da República Islâmica resultaram em 5.777 manifestantes, 214 membros das forças de segurança iranianas, 86 menores e outros 49 civis.
A mesma fonte descreveu que foram detidas 41.880 pessoas durante os protestos, que eclodiram no final de dezembro por razões económicas e escalaram para a contestação generalizada ao poder dos 'ayatollah'.
Na semana passada, as autoridades iranianas divulgaram um balanço de mortos 3.117 mortos, dos quais 2.427 membros das forças de segurança ou transeuntes.
O canal de notícias da oposição Iran International, também sediado no estrangeiro relatou mais de 36.500 mortes durante as manifestações, citando documentos confidenciais.
Outra ONG, a Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, relatou 3.428 manifestantes mortos, mas afirmou temer que o número total de mortos possa ultrapassar 25 mil.





.jpg)






















































