Oficial: Félix da Costa de volta ao WEC e a Le Mans com a Alpine
- 21/10/2025
Em 2026, António Félix da Costa volta a competir no Mundial de Resistência (WEC) e nas 24 Horas de Le Mans. Será um dos pilotos da Alpine na categoria principal, os Hypercar.
O português vai dividir este programa com o que tem na Fórmula E - onde será piloto da equipa oficial da Jaguar. Já teve a oportunidade de experimentar o carro - o A424 - no Bugatti Circuit em Le Mans esta segunda-feira, mas em novembro estará nos testes de 'rookies' em Sakhir (Bahrein).
Apesar de ter uma profunda ligação aos fórmulas, Félix da Costa já tem uma vasta experiência em corridas de resistência: participou nas 24 Horas de Le Mans em sete ocasiões (uma delas em Hypercar) e até já venceu em LMP2 no ano de 2022 em parceria com Roberto González e Will Stevens.
Também competiu a tempo inteiro no WEC de 2020 a 2023, sendo campeão de LMP2 em 2022. No ano seguinte, a sua equipa venceu a Taça do Mundo de Equipas.
Ainda não se sabe em que carro da Alpine é que Félix da Costa será integrado. A marca compete este ano com o #35 (Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin) e com o #36 (Frédéric Makowiecki, Jules Gounon e Mick Schumacher).
Pelo menos um dos seis terá de sair para entrar Félix da Costa. De referir que, recentemente, o Alpine #35 alcançou a primeira vitória, nas 6 Horas de Fuji.
O chefe de equipa da Alpine, Philippe Sinault, comentou a entrada do piloto de Cascais, convicto que os resultados vão aparecer rapidamente: "Conhecemo-nos um ao outro há muito tempo, e os nossos caminhos por vezes cruzaram-se, particularmente na F3 e na resistência. Existiu sempre um respeito mútuo entre nós, tal como um desejo de trabalharmos juntos um dia. [...]. Ele encaixa-se perfeitamente na nossa filosofia: humano, comprometido e focado apenas na eficiência. Partilhamos da mesma paixão e visão, e estamos familiarizados com o ambiente dele, então estou confiante que iremos rapidamente tornar-nos totalmente operacionais e ter bons desempenhos. O António trará muito com a experiência, personalidade e cultura orientada pelos resultados dele, e estamos empolgados por enfrentar desafios futuros juntos".
Quanto ao diretor desportivo, Nicolas Lapierre, afirmou: "O perfil do António é exatamente o que procuramos: velocidade, experiência e um conhecimento profundo das corridas de resistência e das 24 Horas de Le Mans. O registo dele em múltiplas categorias fala por si, e sabemos que ele trará muito à equipa - quer em termos desportivos, quer ao nível pessoal. Ele é um piloto completo, determinado e carismático que irá integrar-se rapidamente na nossa estrutura. Estamos ansiosos por embarcar nesta nova aventura e começarmos a trabalhar juntos para tornar a Alpine uma força ainda mais forte na linha da frente do WEC".
[Notícia atualizada às 11h35]
Leia Também: Oficial: António Félix da Costa muda-se para a Jaguar na Fórmula E