Ocupação indonésia pertence ao passado, lema é "que não aconteça" de novo
- 06/12/2025
No domingo, assinalam-se os 50 anos de ocupação de Timor-Leste pela Indonésia (7 de dezembro de 1975), nove dias após os timorenses terem proclamado unilateralmente a independência de Portugal, em 28 de novembro de 1975.
A Indonésia só abandonou o território após o referendo à autodeterminação do território de 30 de agosto de 1999. Timor-Leste restaurou a independência em 20 de maio de 2002.
Segundo o relatório "Chega", elaborado pela Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação, pelo menos 183 mil pessoas foram mortas durante os 24 anos da ocupação indonésia de Timor-Leste.
A Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação foi concebida em 2000 para averiguar as violações aos direitos humanos cometidas em Timor-Leste entre 1974 e 1999, criando, ao mesmo tempo, mecanismos de reconciliação que facilitaram os acordos entre as comunidades e os autores de crimes e das ofensas praticadas no mesmo período.
"Não esquecemos tudo. Tudo o que fizemos, juntamente com a Indonésia, descrevemos os crimes, todas as matanças, assinámos e fechámos e dissemos assim: A história não pode ser inventada, a história está aqui, mas, isto pertence ao passado, vamos olhar para o futuro", afirmou à Lusa Xanana Gusmão, quando questionado sobre o assunto.
O primeiro-ministro timorense recordou também que levou o relatório ao antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan, a quem disse não aceitar nenhuma iniciativa de "levar este ou aquele" ao Tribunal Penal Internacional.
Xanana Gusmão explicou, na altura, a Kofi Annan que para irem os indonésios, também tinham de ir aqueles que lhes venderam armas, como os norte-americanos, e que ajudaram a matar timorenses.
"A partir dai nasceu um novo clima de amizade. Aquilo que escrevemos não é para esquecer, mas há um lema, que não aconteça outra vez", concluiu Xanana Gusmão.
Leia Também: Xanana Gusmão em Jacarta para ronda negocial sobre fronteiras marítimas





.jpg)






















































