O outono cabe dentro de uma taça? Conheça 10 alimentos da estação
- 21/10/2025
Já vê as folhas cor de laranja das árvores a caírem e já veste as roupas aconchegantes da estação, mas ainda não sente o "cheiro a outono"? Então, talvez esteja na hora de ir a um mercado fazer as compras da época.
Consumir legumes e frutas da época, de acordo com a DECO PROteste, pode ser a melhor forma de "aproveitar todo o sabor e os benefícios desses alimentos". A par disso, é possível comprar esses alimentos a um custo menor, mas com uma qualidade superior ao habitual, uma vez que é tempo de colheitas dessas frutas e legumes.
Nutricionalmente falando, a fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável. Por dia, a organização de consumidores recomenda a um mínimo de cerca de 400 gramas ou cinco doses por indivíduo.
Leia Também: Sabia que desperdiça 184kg de comida por ano? Sim, leu bem. Como evitá-lo
Algumas frutas e, principalmente legumes, são comuns a todas as estações do ano, no entanto, algumas podem apresentar melhor qualidade nesta época. Além disso, podem combinar com mais facilidade com os sabores quentes e intensos de outono, como o caso da maçã.
Benefícios e informação nutricional da maçã
— Fonte de vitaminas A, C, E e B9 (ácido fólico).
— Rica em fibras e antioxidantes.
— Contém potássio e magnésio.
Segundo a 'Very well health' esta fruta pode ajudar no controlo de peso, melhorar funções cerebrais, a digestão e reduz o risco de doenças cardíacas e de diabetes.
A lista de alimentos exclusivos da época é extensa e as possibilidades de receitas também. Com o mesmo ingrediente pode fazer tanto pratos doces como salgados, o importante é ter criatividade.
Algumas sugestões outonais:
'Cinnmon rolls': O toque de canela numa receita quente combina com os cheiros da estação.
Compotas e geleias: Pode usar diversos frutos e até mesmo legumes (abóboras, figos, marmelos, etc.)
Saladas de fruta: Pode fazer as combinações que achar mais adequadas.
Frutas assadas: Polvilhadas com canela e servidas ainda quentes.
Se ficou curioso para conhecer os anfitriões da estação, espreite a galeria para ver alguns alimentos nomeados pela DECO PROteste'.
Leia Também: Contacto precoce com amendoim evitou 60 mil casos de alergia em 10 anos nos EUA