Novo acidente ferroviário em Espanha: De vítimas a causas, que se passou?

  • 21/01/2026

Dois dias depois do descarrilamento de dois comboios de alta velocidade em Adamuz, Espanha, um novo acidente ferroviário assolou uma outra região espanhola, Gelida, na Catalunha.

 

Na noite desta terça-feira, por volta das 21h02 locais (20h02 em Lisboa) um comboio colidiu com um muro de contenção que estava caído sobre os carris, causando o descarrilamento das carruagens.

O acidente fez dezenas de feridos, mais concretamente, 37, segundo a informação disponível até à hora da publicação deste artigo. Pelo menos cinco destas pessoas encontram-se em estado grave. Para já, há apenas a confirmação de um morto no descarrilamento: o maquinista do comboio.

Morreu maquinista do comboio que colidiu com um muro em Barcelona

Morreu maquinista do comboio que colidiu com um muro em Barcelona

O maquinista do comboio de Rodalies que esta noite colidiu contra um muro de contenção que caiu na linha entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, na região de Barcelona, morreu.

Lusa | 22:49 - 20/01/2026

Como aconteceu o acidente? E porquê?

O acidente envolveu um comboio da linha 4 da Rodalies entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, Barcelona. Para o local foram enviadas cerca de 15 ambulâncias e 11 equipas de bombeiros, referiram fontes dos Mossos d'Esquadra (Polícia da Catalunha).

O serviço ferroviário foi suspenso na Catalunha devido ao acidente e só deverá ser restabelecido quando forem "concluídas as inspeções à infraestrutura" e estiverem cumpridos os requisitos de segurança, segundo o site oficial de comboios na Catalunha.

O acidente terá sido causado por um muro caído sobre o trilho, derrubado pelas fortes chuvas que se fizeram sentir na Catalunha ao longo do dia de hoje. Antes do acidente, já tinham sido registados inúmeros problemas na ferrovia local, devido ao temporal.

Aliás, pouco antes, um outro descarrilamento tinha acontecido na mesma região da Catalunha. Neste caso, o comboio terá colidido com uma pedra que estava caída nos carris, também devido ao mau tempo na região. 

O acidente aconteceu na linha R1 da rede ferroviária suburbana de Rodalies, entre Maçanet Massanes e Tordera (Barcelona) e não houve registo de feridos.

No domingo, dois comboios de alta velocidade descarrilaram perto da cidade de Córdova, causando a morte a 42 pessoas. Contudo, note-se, que ainda há uma pessoa desaparecida, pelo que, este número poderá ainda aumentar.

Ao todo, o acidente de domingo fez 122 feridos, 39 dos quais continuam internados e 13 estão em unidades de cuidados intensivos.

Comboio colide com muro que caiu e descarrila na Catalunha. Há um morto

Comboio colide com muro que caiu e descarrila na Catalunha. Há um morto

Muro terá caído depois das fortes chuvas que se fizeram sentir nesta região de Espanha. O acidente envolveu um comboio da linha 4 da Rodalies entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, Barcelona, noticiou a agência Efe.

Notícias ao Minuto com Lusa | 21:40 - 20/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923192/catalunha-pelo-menos-um-morto-e-dezenas-de-feridos-em-descarrilamento#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes