Nova Deli lançou foguetes, fez a festa... e poluição disparou. As imagens
- 21/10/2025
O Diwali, também conhecido por Festival das Luzes, celebrou-se 'em força' na segunda-feira, e esta terça-feira Nova Deli acordou com o nível de poluição elevado a níveis perigosos, depois do fogo de artifício lançado na capital.
A capital indiana festejou até tarde e, depois de lançados os foguetes e feita a festa, o ar encheu-se de partículas que se misturaram com a poluição sazonal.
Feitas as contas, e cálculos citados pelas publicações internacionais, o Índice de Qualidade do Ar da cidade ultrapassou os 350 em vários locais, nível considerado "grave" e perigoso para respirar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a qualidade do ar começa a ser insegura a partir do índice 101, nomeadamente, para grupos mais sensíveis.
Para além de a exposição a estes níveis ser considerada perigosa, também a visibilidade na cidade e junto a monumentos diminuiu, tal como pode ver na galeria acima.
"Nunca vi nada como isto. Não conseguimos ver nada por causa da poluição", explicou um turista, Vedant Pachkande, à NBC News.
Note-se que, na semana passada, o Supremo Tribunal da Índia flexibilizou a proibição geral de fogos de artifício em Nova Dali durante esta celebração, permitindo assim o uso limitado de fogos de artifício 'verdes', que emitem menos poluentes. Segundo explica a imprensa, estas fogos de artifício são projetados para reduzir as emissões de partículas e gases em cerca de 30%.
Segundo o que é detalhado, esta flexibilização estava em vigor em horários específicos de sábado, quando começaram as festividades, a terça-feira, dia principal. No entanto, a regra foi desrespeitada, tal como em anos anteriores, segundo explica a NBC News.
Note-se que a zona metropolitana de Nova Deli tem cerca de 30 milhões de pessoas e é uma das cidades mais poluídas durante as estações mais frias. Os elevados níveis de poluição já levaram mesmo as autoridades a implementar restrições à construção, mas especialistas dizem que não é suficiente, pedindo que seja utilizada energia mais limpa.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Índia acende 2,6 milhões de lamparinas e quebra recorde mundial. Veja