Nomeação de bispo moçambicano para nova diocese é um "presente de Natal"
- 25/12/2025
"Endereçamos os parabéns ao Dom António Constantino que, como sabem muito bem, foi nomeado por sua santidade (...) o Papa Leão XIV para assumir o cargo do primeiro bispo da diocese recentemente criada, que é a diocese de Caia (...). Para nós é sem margem de dúvidas uma bênção e um presente de Natal, principalmente para a comunidade cristã e em especial para a comunidade católica", disse Daniel Chapo, durante uma visita a arquidiocese da Beira, em Sofala, no centro de Moçambique.
O chefe de Estado referiu que "não é uma tarefa fácil" o reconhecimento de uma diocese por parte do Vaticano, saudando a escolha de um irmão moçambicano "que nasceu e cresceu na Beira, que conhece muito bem a província e tem domínio da população com quem vai trabalhar".
"Achamos que era importante em nome do povo moçambicano vir pessoalmente endereçar muitos parabéns, muitos sucessos", concluiu o Presidente moçambicano.
O Papa Leão XIV criou, na terça-feira, a diocese de Caia (Dioecesis Caiana) e nomeou Dom António Constantino como primeiro bispo, anunciou o arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, referindo que o nascimento da nova diocese representa "um desígnio de amor", visando fortalecer a proximidade apostólica.
"O papa Leão XIV, na sua atenção para o povo de Deus, elegeu a nova diocese de Caia, aqui em Sofala, uma diocese que nasce por desmembramento da arquidiocese da Beira e das dioceses de Quelimane, Tete e Chimoio, tornando esta nova diocese sufragânea [subordinada] ligada em comunhão com a arquidiocese da Beira, da qual é filha", disse Dom Cláudio Dalla Zuanna.
A nova diocese moçambicana é formada por 12 distritos, nomeadamente, Caia, Chemba, Cheringoma, Maringue, Marromeu, Tambara (Sofala), Chinde, Luabo, Mopeia, Morrumbala (província da Zambézia), Doa e Mutarara (província de Tete).
António Constantino disse reconhecer o peso histórico de ser o primeiro responsável por uma nova diocese, destacando a importância da disponibilidade, da fé e do sentido de missão no exercício das suas funções pastorais.
O bispo eleito da diocese moçambicana de Caia, formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi ordenado sacerdote a 13 de junho de 2001, na Beira, tem um bacharelato em Jornalismo e licenciatura em Comunicação Integral pela Universidade Francisco de Vitória, em Espanha.
No seu percurso, Dom António Constantino foi, entre outras funções, catequético diocesano e diretor-adjunto do Secretariado Pastoral da Diocese de Tete (2012-2016), superior provincial dos Missionários Combonianos em Moçambique (2017-2022) e presidente da Conferência dos Religiosos em Moçambique (CIRMO) entre 2019 e 2022.
Leia Também: Falta de financiamento provoca "lacunas significativas" no apoio a Moçambique





.jpg)






















































