Newcastle-Benfica: Mais do que milhões, 'desespera-se' por pontos
- 21/10/2025
É um Benfica de 'corda na garganta' aquele que irá deslocar-se a St. James' Park, para medir forças com o Newcastle, na sequência daquele que está a revelar-se um arranque da caminhada, verdadeiramente, 'para esquecer', na fase de liga da Liga dos Campeões.
Os encarnados somaram por derrotas os dois primeiros encontros, perante o Qarabag (por 2-3, em pleno Estádio da Luz, resultado que acabou por ditar a demissão de Bruno Lage) e o Chelsea (por 1-0, no duelo que marcou o regresso de José Mourinho a Stamford Bridge), pelo que já 'desesperam' por pontos.
Aliás, a equipa portuguesa é, neste momento, uma das quatro únicas que permanecem com a contagem a 'zeros', na classificação geral. As outras são Ajax (adversário que terão pela frente, no próximo dia 25 de novembro, na Johan Cruyff Arena), Kairat Almaty (que já 'tombou' perante o Sporting, no Estádio José Alvalade, por 4-1) e Athletic Bilbao.
Do outro lado da 'barricada', o cenário é mais animador. Os magpies entraram com o 'pé esquerdo' na prova milionária, ao saírem derrotados da receção ao Barcelona, por 1-2, mas recusaram 'atirar a toalha ao chão', e saíram do Lotto Park, em Bruxelas, com um categórico triunfo sobre o Union St. Gilloise, por 0-4.
Os ingleses somam, desta maneira, três pontos na 'algibeira', pelo que partilham o décimo lugar com Sporting, Marseille (dupla que irá digladiar-se, já na quarta-feira, em Alvalade), Atlético de Madrid, Club Brugge, Eintracht Frankfurt, Barcelona, Liverpool, Chelsea, Napoli, Union St. Gilloise, Galatasaray e Atalanta.
O Newcastle-Benfica irá contar com a arbitragem de uma equipa liderada pelo juiz polaco Szymon Marciniak, e tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira.
Treinadores em discurso direto
Eddie Howe
Elogios para Mourinho: "É alguém que admiro, joguei contra ele anteriormente, na Premier League. Enquanto treinador mais jovem. admirava realmente as equipas que ele construía, em particular o Chelsea. Era um visionário, alguém que quebrou barreiras sobre a forma de lidar e fazer determinadas coisas. É um dos melhores de sempre da Premier League. Causou um impacto enorme, as equipas dele tinham uma aura, eram difíceis de bater e aprendi muito com as equipas dele no início da minha carreira."
Mau arranque de temporada: "Frustração é o sentimento. Acho que estamos muito perto de ser algo mais e obter melhores resultados do que temos. Acho que o desempenho da equipa tem sido forte, temos sido muito bons defensivamente, embora tenha havido alguns lapsos contra o Brighton [derrota por 1-2] pelos quais fomos punidos. Estamos a trabalhar muito para tentar criar oportunidades. Tu fazes a tua própria sorte e só podes virar as coisas fazendo as coisas certas continuamente. Não acho que estejamos longe, só temos de manter as nossas crenças."
José Mourinho
O papel de Bobby Robson: "Senti sempre especial antes do Bobby Robson partir. Após a sua morte, comecei a sentir a proximidade, que, infelizmente, no nosso dia a dia, mesmo com as pessoas que amamos, o dia a dia leva-nos a passar ao lado dessa saudade. Há locais, que abrindo as portas, essas pessoas voltam ao nosso pensamento. Aqui sim. Trabalhei com o mister Robson quatro, seis anos e não havia um dia que ele não me mostrava a sua paixão pelo Newcastle. Como treinador de outros clubes ingleses, nunca escondi que o Newcastle sempre foi um clube querido para mim, por influência de uma lenda deste clube e desta região."
St. James Park é palco especial: "Não é só o estádio, é o clube, a história, os adeptos e também nos últimos anos, o poderio económico, que lhes permite sair de uma situação complicada e ganhar uma competição em décadas, como aquela que ganharam. Estão a jogar a Liga dos Campeões em duas épocas e vocês sabem que jogar a Champions ao mesmo tempo que a Premier League, é extremamente difícil conseguir uma das posições de acesso. Estão perto de conseguir coisas, que esta gente merece, é uma área diferente de Londres. A cultura das maiores equipas de Londres é diferente da sociedade nesta zona. Adoro jogar aqui. Mesmo como adversário, é jogar aqui. Amanhã, o ambiente vai ser extraordinário."
Últimos resultados
Newcastle: V-D-V-V-D
Benfica: E-V-D-E-V
Últimos onzes
Newcastle: Nick Pope; Kieran Trippier, Malick Thiaw, Sven Botman, Dan Burn; Bruno Guimarães, Sandro Tonali, Joelinton; Anthony Elanga, Anthony Gordon e Nick Woltemade.
Benfica: Samuel Soares; Amar Dedic, António Silva, Tomás Araújo, Samuel Dahl; Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Dodi Lukébakio, João Rego e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Newcastle: Tino Livramento e Yoane Wissa (lesionados).
Benfica: Alexander Bah, Manu Silva, Nuno Félix, Bruma (lesionados) e Gianluca Prestianni (a regressar da seleção de Argentina de sub-20).
Leia Também: "Newcastle? Benfica tem de fazer um jogo totalmente diferente de Chaves"