Netanyahu nomeia secretário para dirigir Mossad. Quem é Roman Gofman?
- 04/12/2025
Gofman foi nomeado antes da saída de David Barnea, cujo mandato de cinco anos como diretor da Mossad termina em junho de 2026.
O gabinete de Netanyahu indicou em comunicado que a decisão foi tomada após entrevistas a vários candidatos acrescentando que o nome de Gofman vai ser apresentado ainda hoje ao Conselho Consultivo para a Nomeação de Altos Funcionários de Israel.
Gofman deve iniciar funções em junho do próximo ano.
O comunicado referiu ainda que Gofman ocupou inúmeros cargos operacionais e de comando nas Forças de Defesa de Israel.
O mesmo documento recorda que Gofman foi nomeado como secretário militar do primeiro-ministro "em plena guerra" referindo-se ao conflito que eclodiu em Gaza após os ataques do Hamas ocorridos a 07 de outubro de 2023
A este respeito, o gabinete do primeiro-ministro disse que Gofman manteve uma coordenação contínua com todas os departamentos de informações e de segurança, especialmente com a Mossad sendo que Netanyahu o considerou como "o melhor e mais adequado candidato" para chefiar os serviços de informações.
O Ministro da Defesa israelita, Israel Katz, manifestou apoio à decisão, afirmando que Roman Gofman é um oficial "altamente qualificado" e "um verdadeiro guerreiro" que procura ligações e um comandante com uma vasta experiência entre os altos escalões das Forças de Defesa de Israel.
Leia Também: Israel anuncia ter recebido os restos mortais de um refém de Gaza





.jpg)






















































