Negociações com Putin? "Temos boas conversas que vão a lado nenhum"

  • 22/10/2025

O presidente dos Estados Unidos afirmou, esta quarta-feira, que as suas conversas com o presidente russo nunca resultam num acordo para terminar com a guerra na Ucrânia.

 

"A única coisa que eu posso dizer é que cada vez que eu falo com Vladimir [Putin], tenho boas conversas, e elas vão a lado nenhum", disse em conferência de imprensa, durante uma visita do secretário-geral da NATO, Mark Rutte, à Casa Branca.

"Eu diria que está na altura de celebrar um acordo. Muitas pessoas estão a morrer", acrescentou, confirmando que a reunião prevista com Putin na Hungria foi, afinal, cancelada.

"Não fazia sentido para mim", explicou Trump. "Não senti que fossemos chegar onde precisávamos de chegar, por isso, cancelei-a [a reunião]. Mas vamos tê-la no futuro", disse ainda.

Recorde-se que, na segunda-feira, o presidente norte-americano já tinha dito aos jornalistas que não ia realizar uma "reunião inútil" com Putin.

"Não, não, não quero uma reunião inútil. Não quero perder tempo, por isso veremos o que acontece", afirmou, na altura, Donald Trump.

Putin?

Putin? "Não, não, não quero uma reunião inútil. Não quero perder tempo"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, rejeitou hoje realizar uma "reunião inútil" com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, após o adiamento por tempo indeterminado da anunciada cimeira entre ambos em Budapeste sobre o conflito na Ucrânia.

Lusa | 23:35 - 21/10/2025

Pouco antes da conferência de imprensa com Mark Rutte, a administração Trump anunciou novas sanções contra dois grandes grupos petrolíferos russos (Rosneft e Lukoil).

Em comunicado, a Casa Branca considerou que a medida era uma resposta apropriada tendo em conta a "recusa de Putin em parar esta guerra insensata", referindo-se ao conflito com a Ucrânia.

A sanções vão aumentar a pressão no setor energético russo e "degradar a capacidade do Kremlin de conseguir financiamento para a sua máquina de guerra e apoiar a sua economia enfraquecida", disse ainda a mesma nota.

Questionado sobre as novas sanções, Donald Trump afirmou que se tratavam de "sanções massivas" e que "certamente vão ter impacto".

"Esperemos que isto pressione [Putin]. Esperemos que ele se torne razoável e esperemos que [Volodymyr] Zelensky também seja razoável", disse o presidente norte-americano. "São precisos dois para dançar o tango, como se costuma dizer", acrescentou.

Mais tarde, na mesma conversa com jornalistas, o secretário-geral da NATO foi também questionado sobre um possível plano de paz para a Ucrânia, e se planeava apresentá-lo a Trump.

Mark Rutte respondeu que "não há nenhum plano de paz em cima da mesa".

"Se há um plano de paz, é aquele que o presidente [dos EUA] disse na passada sexta-feira ou domingo e que é: 'Parem onde estão, parem de lutar'", afirmou.

Um plano com o qual o próprio presidente ucraniano concordou, dizendo que é "um bom compromisso".

"Mas não tenho a certeza de que Putin o aceite e disse-o ao presidente Trump", acrescentou Volodymir Zelensky.

A guerra na Ucrânia teve início em 2022, há já três anos, após uma invasão terrestre das forças russas ao território ucraniano. Apesar dos diversos esforços de paz, tanto pelos Estados Unidos como pelas entidades europeias, ainda não foi possível travar o conflito.

Leia Também: UE de acordo sobre novo pacote de sanções ao petróleo e gás russos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2875468/negociacoes-com-putin-temos-boas-conversas-que-vao-a-lado-nenhum#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes