"Não envergonhe o convidado". Que disse Trump sobre jornalista saudita?
- 19/11/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repreendeu uma jornalista, esta terça-feira, quando questionou o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, acerca da morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018.
Trump recebeu, esta tarde, o príncipe Mohammed bin Salman na Casa Branca, nos Estados Unidos. Durante uma ronda de perguntas dos jornalistas, uma repórter da ABC News perguntou: "Sua alteza real, os Serviços de Inteligência norte-americanos concluíram que orquestrou o assassinato brutal de um jornalista. Há famílias das vítimas do 11 de setembro furiosas por estar aqui na Sala Oval. Porque é que a América deve confiar em si?"
O presidente norte-americano não gostou e perguntou à jornalista de que meio de comunicação social era. A repórter respondeu "ABC News".
Trump rapidamente atacou, dizendo: "Fake News, ABC Fake News. Uma das piores".
"No que a este cavalheiro diz respeito, ele fez um trabalho fenomenal. Você está a mencionar alguém que foi extremamente controverso. Muitas pessoas não gostavam desse senhor [o jornalista Jamal Khashoggi] de que está a falar. Gostem ou não dele, as coisas acontecem, mas ele [o príncipe saudita] não sabia de nada e podemos deixá-lo assim", continuou o norte-americano.
E acrescentou: "Não envergonhe o nosso convidado com uma pergunta dessas".
Por sua vez, o príncipe saudita quis também responder: "Sinto-me mal pelas famílias das vítimas do ataque do 11 de Setembro, mas temos de nos focar na realidade. A realidade, baseada em documentos da CIA, é que Bin Laden usou pessoas sauditas e esse evento teve como propósito principal destruir a relação entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita".
"Quem quer que acredite nisso, está a ajudar o objetivo de Bin Laden de destruir esta relação", disse.
De recordar que esta é primeira deslocação do príncipe herdeiro saudita aos Estados Unidos desde 2018, ano do assassínio do jornalista e dissidente saudita Jamal Khashoggi, pelo qual Washington responsabilizou Bin Salman na altura.
Também o jogador português Cristiano Ronaldo, assim como Georgina Rodriguez, integram a comitiva saudita que viajou até Washigton DC para o encontro com Donald Trump.
No entanto, para já, Cristiano Ronaldo ainda não apareceu, sabendo-se apenas que deverá juntar-se ao jantar oficial com Donald Trump e Mohammed bin Salman, que acontece por volta das 23h30 [hora em Portugal].
Veja a galeria acima.
Leia Também: EM DIRETO: Cristiano Ronaldo recebido por Trump na Casa Branca





.jpg)






















































