"Não envergonhe o convidado". Que disse Trump sobre jornalista saudita?

  • 19/11/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repreendeu uma jornalista, esta terça-feira, quando questionou o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, acerca da morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018.

 

Trump recebeu, esta tarde, o príncipe Mohammed bin Salman na Casa Branca, nos Estados Unidos. Durante uma ronda de perguntas dos jornalistas, uma repórter da ABC News perguntou: "Sua alteza real, os Serviços de Inteligência norte-americanos concluíram que orquestrou o assassinato brutal de um jornalista. Há famílias das vítimas do 11 de setembro furiosas por estar aqui na Sala Oval. Porque é que a América deve confiar em si?"

O presidente norte-americano não gostou e perguntou à jornalista de que meio de comunicação social era. A repórter respondeu "ABC News". 

Trump rapidamente atacou, dizendo: "Fake News, ABC Fake News. Uma das piores".

"No que a este cavalheiro diz respeito, ele fez um trabalho fenomenal. Você está a mencionar alguém que foi extremamente controverso. Muitas pessoas não gostavam desse senhor [o jornalista Jamal Khashoggi] de que está a falar. Gostem ou não dele, as coisas acontecem, mas ele [o príncipe saudita] não sabia de nada e podemos deixá-lo assim", continuou o norte-americano. 

E acrescentou: "Não envergonhe o nosso convidado com uma pergunta dessas".

Por sua vez, o príncipe saudita quis também responder: "Sinto-me mal pelas famílias das vítimas do ataque do 11 de Setembro, mas temos de nos focar na realidade. A realidade, baseada em documentos da CIA, é que Bin Laden usou pessoas sauditas e esse evento teve como propósito principal destruir a relação entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita".

"Quem quer que acredite nisso, está a ajudar o objetivo de Bin Laden de destruir esta relação", disse.

De recordar que esta é primeira deslocação do príncipe herdeiro saudita aos Estados Unidos desde 2018, ano do assassínio do jornalista e dissidente saudita Jamal Khashoggi, pelo qual Washington responsabilizou Bin Salman na altura.

Também o jogador português Cristiano Ronaldo, assim como Georgina Rodriguez, integram a comitiva saudita que viajou até Washigton DC para o encontro com Donald Trump. 

No entanto, para já, Cristiano Ronaldo ainda não apareceu, sabendo-se apenas que deverá juntar-se ao jantar oficial com Donald Trump e Mohammed bin Salman, que acontece por volta das 23h30 [hora em Portugal].

Príncipe saudita anuncia mais investimento nos EUA em reunião com Trump

Príncipe saudita anuncia mais investimento nos EUA em reunião com Trump

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita anunciou hoje em Washington um aumento dos investimentos do seu país nos Estados Unidos para quase um bilião de dólares (mais de 860 mil milhões de euros).

Lusa | 18:36 - 18/11/2025

Veja a galeria acima.

Leia Também: EM DIRETO: Cristiano Ronaldo recebido por Trump na Casa Branca

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890465/nao-envergonhe-o-convidado-que-disse-trump-sobre-jornalista-saudita#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes