Mourinho ataca Lage no Benfica: "Ritmo de jogo, que, honestamente..."
- 20/10/2025
José Mourinho falou, esta segunda-feira, aos jornalistas na sequência da conferência de antevisão ao jogo com o Newcastle, para a terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
O técnico recordou ainda o jogo com o Chaves, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, que culminou com vitória encarnada, com dois golos do avançado grego Pavlidis.
Ainda assim, a equipa foi alvo de um reparo, com José Mourinho a manifestar a sua insatisfação com a forma como o jogo foi gerido, em declarações à Sport TV.
Questionado sobre se houve alguma conversa no balneário, José Mourinho minimizou a questão.
"Nunca digo nada depois do jogo. Entro no balneário e cumprimento os jogadores, não é momento de falar com eles sobre o jogo, nunca o faço. A equipa quer o mesmo do que eu, não temos qualquer tipo de divergência. Aquilo que eu queria, foi assim que marcarmos tentar acabar com o jogo e eles não conseguiram. Depois de analisar bem o jogo, tivemos oportunidades para o fazer na primeira parte. Eles tentaram, mas depois entraram num ritmo de jogo, que, honestamente, eles estavam habituados a jogar"
Recorde-se que Bruno Lage começou a temporada no comando técnico das águias, tendo sido demitido em setembro. A histórica derrota (2-3), em casa, diante do Qarabag, precipitou a tomada de decisão do presidente Rui Costa, que escolheu José Mourinho para ser o sucessor.
Até ao momento, são três vitórias, dois empates e uma derrota. O desaire aconteceu frente ao Chelsea, na prova milionária. Por isso, o Benfica entrará em campo no St. James' s Park com a urgência dos pontos para poder alimentar esperanças em chegar, pelo menos, aos lugares de playoff de acesso aos oitavos de final, fase em que foi eliminado na época passada, com Bruno Lage, frente ao Barcelona.
Eleições do Benfica são tema no balneário?
José Mourinho abordou ainda o tema das eleições presidencias do Benfica, com a primeira volta a estar agendada para este sábado, dia da receção das águias ao Arouca, para a nona jornada do campeonato nacional. O Benfica segue na terceira posição, atrás do Sporting e do líder FC Porto, ainda invicto na prova.
Questionado sobre se os resultados da equipa terão influência na reeleição de Rui Costa, José Mourinho voltou a ser pragmático.
"Temos de tentar estar isolados desse contexto, a nossa missão é outra. Ser jogador, treinador do Benfica não é fácil. Os adeptos querem boas vitórias e isso é mais do que suficiente para estarmos concentrados e responsabilizados. A questão eleitoral seria uma pressão extra se tivéssemos focado nela", garantiu.
Depois da vitória expressiva no sufrágio de 2021, onde obteve mais de 80% dos votos, Rui Costa enfrentará, no dia 25, um duro teste.
Cristóvão Carvalho, Martim Mayer, João Diogo Manteigas, Luís Filipe Vieira e João Noronha Lopes são os restantes candidatos à liderança do clube encarnado.
Leia Também: Mourinho projeta Newcastle com certeza: "Não é a última oportunidade"
Leia Também: Howe concorda com Mourinho no Benfica: "Não estacionaram o autocarro"