Mosquito encontrado num dos únicos locais do mundo onde nunca fora visto
- 21/10/2025
Era, até agora, um dos únicos países onde nunca tinha sido encontrado um mosquito. As alterações climáticas vieram mudar essa realidade.
Pela primeira vez na história, foram detetados mosquitos na Islândia. Segundo o The Guardian, a culpa é das alterações climáticas que tornaram o país mais agradável para acolher este tipo de insetos.
A mesma publicação refere que a par da Antártida, a Islândia era um dos locais do mundo onde nunca tinham sido detetados estes pequenos animais voadores.
Cientistas já tinham previsto que, mais cedo ou mais tarde, mosquitos podiam estabelecer-se neste país, pois têm muitos habitats de reprodução como pântanos e lagoas. Porém, até agora, o clima rigoroso do país apresentava-se como um entrave.
Contudo, a Islândia está cada vez mais quente, estando a aquecer a uma taxa quatro vezes maior que a do restante hemisfério norte, refere a publicação britânica.
Matthías Alfreðsson, um especialista do Instituto de Ciência Natural da Islândia, confirmou a descoberta referindo que foi ele próprio quem identificou os insetos depois de este lhe ter sido enviado por um colega cientista.
“Três espécies [de mosquitos] da 'Culiseta annulata' foram encontrados em Kiðafell, Kjós, duas fêmeas e um macho. Todos foram coletados de cordas de vinho durante a técnica de amarração de vinho", referiu.
À medida que o planeta se torna cada vez mais quente, mais espécies de mosquitos têm sido encontrados à volta do globo. Recorde-se que, este ano, no Reino Unido foram encontrados ovos de mosquito do Egito e do mosquito Tigre Asiático.
Leia Também: Mosquito-tigre identificado em Vila Verde (não há casos de transmissão)