Mortes em Tenerife. Turistas desrespeitam normas de segurança do local
- 09/12/2025
Quatro pessoas morreram, uma está em estado grave e outra continua desaparecida depois de terem mergulhado, no domingo, para a zona de Los Gigantes, en Santiago del Teide, uma piscina natural na ilha espanhola de Tenerife.
As quatro vítimas mortais são turistas que terão desrespeitado o perímetro de segurança que estava montado no local, para que as pessoas não se aproximassem da zona costeira, dado que havia vários avisos de perigo emitido pelo Governo das Canarias.
"Muitas pessoas ignoram os avisos e saltam as barreiras por ser um local muito promovido nas redes sociais", lamenta o autarca local.
Segundo Emilio Navarro, as vítimas eram turistas - duas cidadãs romenas e uma eslovaca entre os identificados. Três pessoas morreram no local e uma quarta, resgatada em estado crítico, acabou por falecer no Hospital La Candelaria durante a madrugada.
Todos os dias, denúncia o mesmo governante, numerosos turistas saltam a vedação, fazendo alavanca nas cercas, para se banharem neste local. A Polícia Local e a Guarda Civil trabalham continuamente para manter a vedação e as cercas, e é frequente terem de intervir para retirar os banhistas destes espaços. São "locais muito bonitos, mas são perigosos e é preciso respeitá-los", sublinhou Navarro.
"Estamos constantemente a avisar dos perigos, mas cada vez mais pessoas, sobretudo turistas, não respeitam as regras ao verem estes locais muito promovidos na redes sociais", afirmou.
No dia da tragédia, recorde-se, havia um pré-alerta para fenómenos costeiros, com ondas que podiam atingir quatro metros durante a maré-cheia.
A tragédia acontece um mês após outras três pessoas terem morrido em Tenerife e outras 15 terem ficado feridas por ondas em vários acidentes no dia 8 de novembro.
Também outras duas pessoas morreram em acidentes semelhantes no sábado na praia de Granadilla de Abona e na costa de Charco del Viento, em La Guancha.
Leia Também: Chuva, vento e ondas de 5,5 metros: Depressão Bram está aí e traz avisos





.jpg)






















































