Morreu Rosita, a "bebé milagre" que nasceu em cima de uma árvore em 2000

  • 13/01/2026

Rosita Salvador Mabuiango foi considerada uma "bebé milagre" por ter nascido em cima de uma árvore à qual a mãe tinha subido para escapar às cheias de 2000, em Moçambique. Agora, 25 anos depois, não resistiu a uma anemia.

 

Segundo adiantou a irmã à BBC, Rosita morreu "após uma longa doença". Já o pai, Salvador Mabuiango, disse à Lusa que "Rosita morreu às 5h00 [3h00 em Lisboa] de hoje, mas há dois meses que andava doente de anemia".

A história emocionou o mundo e a imagem da recém-nascida e da mãe a serem regatadas de helicóptero tornou-se um dos símbolos das cheias de Moçambique, que vitimaram centenas de pessoas entre fevereiro e março de 2000.

A mãe de Rosita - Sofia Pedro, com então 22 anos - passou quatro dias em cima de uma mafurreira, cercada pelas águas das cheias que devastaram os vales dos rios Limpopo e Save. Acabou por entrar em trabalho de parto e ter Rosita sozinha. Ambas foram resgatadas cerca de uma hora depois. 

"Era um domingo à tarde, por volta das 16h00, e as águas começaram a subir", contou, na altura, segundo a Cruz Vermelha. "A água estava a chegar muito perto da casa e a ficar cada vez mais forte, por isso, como todos os outros na aldeia, corremos para as árvores".

"Coloquei os meus dois filhos pequenos às costas e tentei subir. Foi muito difícil. Éramos 15 pessoas no total e estivemos lá quatro dias. Rezámos muito", acrescentou. 

A mãe e filha tornaram-se o rosto do desastre e, ainda em 2000, visitaram os Estados Unidos para discursar no Congresso e ajudar a sensibilizar as pessoas para o ocorrido.

Em declarações à BBC, o presidente de Moçambique, Daniel Chapo, afirmou estar "muito triste" com a notícia e endereçou os seus "sentimentos à família enlutada":

"Ela era um símbolo para as raparigas em Moçambique. Por isso, apresento as minhas condolências a todo o povo moçambicano, especialmente às raparigas moçambicanas", disse. 

Já o presidente da Câmara de Chibuto, Henriques Machava, disse à imprensa que estava em negociações com a família para formalizar os preparativos do funeral, que serão providenciados pela autarquia.

O mesmo responsável adiantou à Lusa que Rosita morreu à porta de um hospital, antes de receber tratamento. "Andou doente durante algum tempo, melhorou e teve alta, estava em casa. Então, hoje de manhã teve uma recaída e foi levada ao hospital, mas morreu à porta do hospital", contou.

Leia Também: Moçambique é "quase referência" na redução de mortes em eventos extremos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918214/morreu-rosita-a-bebe-milagre-que-nasceu-em-cima-de-uma-arvore-em-2000#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes