Morreu Carlos Barbosa. Ex-presidente do Paços de Ferreira tinha 61 anos
- 07/09/2025
O Paços de Ferreira emitiu um longo comunicado, este domingo, a lamentar a morte do seu ex-presidente Carlos Barbosa, aos 61 anos, após ter estado na liderança do emblema da Mata Real entre 2010 e 2014.
"A memória de Carlos Barbosa permanecerá eternamente gravada na história do Futebol Clube de Paços de Ferreira, com o reconhecimento pelo seu legado e impacto que teve na história do nosso clube", sublinhou o clube que milita agora na II Liga.
Segundo avança a imprensa desportiva nacional, Carlos Barbosa foi vítima de morte súbita, numa altura em que se encontrava de férias no Gerês.
Recorde-se que, durante os quatro anos em que foi presidente, contribuiu para o histórico terceiro lugar da I Liga na época 2012/13 e consequente acesso à fase de qualificação da Liga dos Campeões, sendo que, antes disso, a sua equipa já havia chegado à final da Taça da Liga, em 2010/11.
A memória de Carlos Barbosa permanecerá eternamente gravada na história do Futebol Clube de Paços de Ferreira, com o reconhecimento pelo seu legado e impacto que teve na história do nosso clube.
— FC Paços de Ferreira (@fcpf) September 7, 2025
Até sempre!
▪️ https://t.co/UnRxQd44J8 pic.twitter.com/BjSvviHw6s
Entretanto, também a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiram notas de pesar face à morte do antigo dirigente.
"À família enlutada, aos adeptos em geral, de forma particular aos do FC P.Ferreira, toda a equipa da Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências", escreveu o organismo liderado por Reinaldo Teixeira.
"À família e amigos de Carlos Barbosa, e, em particular, ao FC Paços de Ferreira e a todos os seus associados, a Federação Portuguesa de Futebol envia as mais sentidas condolências", sublinhou o órgão federativo presidido agora por Pedro Proença, antigo árbitro e ex-presidente da Liga.
Confira o comunicado do emblema de Paços de Ferreira na íntegra:
"O Futebol Clube de Paços de Ferreira manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Carlos Barbosa, antigo presidente da nossa instituição. Uma figura marcante na história recente do clube e exemplo de dedicação ao desporto e à comunidade pacense. Carlos Barbosa liderou os destinos do FC Paços de Ferreira entre 2010 e 2014, tendo estado ligado aos órgãos sociais do clube desde 1999, altura em que fez parte de uma comissão administrativa.
Sob a sua presidência, foi responsável por conquistas memoráveis que elevaram o nome do Futebol Clube de Paços de Ferreira a nível nacional e internacional, entre elas, o histórico terceiro lugar na Primeira Liga, garantindo pela primeira vez o acesso à Liga dos Campeões, um feito que permanece como um dos maiores marcos da nossa história. Foi também durante o seu mandato que se consolidaram importantes obras de melhoria nas infraestruturas do Estádio Capital do Móvel, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável da instituição.
Neste momento de dor, o Futebol Clube de Paços de Ferreira endereça à família, amigos, sócios, adeptos, e a todos os que com ele partilharam momentos de trabalho e paixão pelo nosso clube, as mais sinceras condolências.
A memória de Carlos Barbosa permanecerá eternamente gravada na história do Futebol Clube de Paços de Ferreira, com o reconhecimento pelo seu legado e impacto que teve na história do nosso clube".
Leia Também: AVS empata em Paços de Ferreira na pausa dos campeonatos