Moldova: Cidadão leva drone russo para casa. "Pensava que era brinquedo"
- 04/12/2025
Um cidadão de Pepeni, comuna no distrito de Sîngerei, na Moldova, levou um drone russo para casa, por ter julgado tratar-se de “um brinquedo”. As autoridades enviaram especialistas em desativação de bombas para aquela região, na quarta-feira, mas o aparelho, que tinha sido encontrado quatro dias antes, já estava desmontado.
A polícia da Moldova relatou que o drone não continha explosivos, nem representava perigo, mas apelou a que a população não tocasse e tampouco tentasse “transportar drones caídos ou objetos semelhantes”, noticiou a Associated Press.
A origem do aparelho não foi revelada, mas as autoridades disseram tratar-se de um drone Gerbera, usado pela Rússia na invasão da Ucrânia, para levar a cabo ataques improvisados ou ações de observação.
O alerta foi dado pelo autarca de Pepeni, Oleg Cernei, que divulgou vários vídeos nas redes sociais que mostravam o objeto em cima de um reboque acoplado a um pequeno trator.
“Um cidadão pensava que era um brinquedo […] e trouxe-o para a localidade de Pepeni. […] Assim que apareceu na fronteira, identifiquei a pessoa e informei as instituições estatais”, assegurou o responsável.
Saliente-se que, na passada sexta-feira, o Ministério da Defesa da Moldova anunciou que o país foi obrigado a encerrar temporariamente o seu espaço aéreo, na sequência de mais uma incursão de drones no seu território. Isto porque, recorde-se, esta antiga república soviética, que ambiciona aderir à União Europeia, tem sofrido repetidas violações do seu espaço aéreo desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Segundo a tutela, os drones Gerbera, um modelo russo, não foram detetados pelos radares, mas a sua incursão foi "confirmada pelas autoridades fronteiriças ucranianas".
"A Moldova condena veementemente estas ações ilegais e perigosas, que colocaram em risco a segurança dos voos civis e vidas humanas", declarou o Ministério da Defesa, descrevendo estas violações como "atos hostis de intimidação e desestabilização".
Já na passada terça-feira, seis drones violaram o espaço aéreo da Moldova, provocando a retirada da população da localidade de Cuhurestii de Jos, no distrito de Floresti, por um dos aparelhos ter caído sobre uma casa.
Veja o vídeo na galeria acima.





.jpg)























































