Menina que deu origem a 'Alerta Amber' desapareceu há 30 anos. Eis o caso
- 14/01/2026
Foi há 30 anos que Amber Hagerman, jovem que deu origem aos alertas Amber, desapareceu. Volvidas três décadas, nunca houve um acusado
Embora o homicídio de Amber Hagerman nunca tenha ficado concluído, o caso da menina de 9 anos tem ajudado a recuperar inúmeras crianças em todo o mundo, isto porque foi a sua história que levou à criação de um alerta para crianças desaparecidas.
Recorde-se que em todo o mundo, quando uma criança desaparece é imediatamente ativado um Alerta Amber, que serve precisamente para alertar autoridades e publico em geral para a situação.
De onde nasceu este alerta, é a história que agora vamos recordar.
Amber desapareceu em 1996
Foi no dia 13 de janeiro de 1996 que Amber Hagerman, de 9 anos, desapareceu enquanto andava de bicicleta na companhia do seu irmão Ricky, em Arlington, no Texas, EUA.
O rapaz regressou a casa dos avós, mas a menina não. Foi encontrada 4 dias depois, morta num riacho a poucos metros do local onde os irmãos teriam estado a brincar.
Até hoje permanece o mistério sobre quem matou Amber e em que circunstâncias, tendo o responsável pelo caso afirmado que a descoberta do corpo da menina foi "um momento muito difícil".
Única testemunha morreu em 2016
Apenas uma pessoa contactou a polícia para dar conta de que tinha visto algo relacionado com o desaparecimento de Amber naquele dia.
Jimmie Kevil revelou que viu a menina a andar sozinha para cima e para baixo. Relatou ainda que viu um homem numa carrinha preta a sequestrá-la. O rapto aconteceu em plena luz do dia, pelas 15h18 [horas locais].
A polícia viria a admitir que naquela ano havia muita gente não documentada a viver na cidade e que sem mais testemunhos era difícil chegar ao suspeito.
Kevil, que foi a única testemunha a falar, morreu em maio de 2016.
Como corpo foi encontrado
O corpo de Amber foi encontrado quatro dias depois com várias escoriações, incluindo um golpe na garganta. Acredita-se que o seu corpo tenha sido arrastado até ao riacho em causa, num dia de forte trovoada. A autópsia leva a crer que esta esteve viva 48h depois de ser raptada.
"Vamos encontrar quem fez isto. Não queremos que nenhuma outra menina, ou outra família, passem por o que esta menina passou", afirmou o chefe da polícia do condado de Tarrant.
A polícia acredita que o responsável será um homem caucasiano ou hispânico, que tinha entre 20 e 30 anos na altura. Contudo, apesar da promessa, nunca foi descoberto.
Como nasceu o Alerta Amber?
O Alerta Amber foi criado por uma mãe do Texas que se questionou diversas vezes sobre o paradeiro da menina. Diana Simone não conseguia parar de pensar como Amber desaparecera sem deixar rasto e achou que não se poderia voltar a repetir.
Assim, Diane pensou na criação deste sistema, à semelhança de alertas de defesa ou meteorológicos, já existentes na época.
O Alerta Amber acabou por ser criado, com a ajuda da Fundação de Alerta para Crianças, em 1996, e ainda é usado nos dias de hoje.
O mecanismo é ativado em casos de rapto de crianças, em que a descrição do menor, do raptor ou outros detalhes de relevo são revelados pela comunicação social e enviados por mensagem aos cidadãos.
Ao longo dos anos este permitiu encontrar inúmeras crianças dadas como desaparecidas.
Leia Também: Desviou fundos para pagar caso com prostituta. Irmão descobre e é morto





.jpg)






















































