María Corina Machado sai de Oslo sem divulgar destino
- 18/12/2025
"Ela já não está na cidade de Oslo", escreveu o representante nas redes sociais, sem avançar pormenores sobre o paradeiro atual de Corina Machado.
A líder da oposição ao Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deixou a Venezuela na semana passada, onde vivia na clandestinidade, para viajar para a Noruega e receber o Prémio Nobel da Paz.
A sua viagem, que implicou disfarçar-se para passar 10 postos de controlo militar no país e atravessar parte do Mar das Caraíbas num pequeno barco de pesca, tendo fraturado uma vértebra, não lhe permitiu chegar a tempo à cerimónia de entrega do galardão, realizada a 10 de dezembro em Oslo, mas reuniu-a com a família e apoiantes.
Segundo o seu porta-voz, María Corina Machado, de 58 anos, encontra-se "em bom estado de saúde e está atualmente a ser acompanhada por um especialista para garantir uma recuperação rápida e completa".
Machado entrou na clandestinidade na Venezuela em agosto de 2024, poucos dias depois da eleição presidencial (ocorrida a 28 de julho) na qual foi impedida de participar.
Foi galardoada, este ano, com o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços na promoção da transição democrática na Venezuela.
A oposição, bem como grande parte da comunidade internacional, não reconhece os resultados da eleição presidencial que deu início a um novo mandato de seis anos, o terceiro consecutivo, de Nicolás Maduro.
Leia Também: Nobel da Paz conta com presidente do Chile para transição ordenada na Venezuela





.jpg)






















































