Manter cessar-fogo é "vital" para a entrega de ajuda em Gaza, avisa ONU

  • 21/10/2025

"Manter o cessar-fogo é vital. É realmente a única forma de salvar vidas e combater a fome no norte de Gaza", disse a porta-voz do PAM, Abeer Etefa, aos jornalistas em Genebra, após a violência de domingo no território palestiniano, a mais grave desde que o acordo de cessar-fogo entrou em vigor em 10 de outubro.

 

Segundo a porta-voz da agência da ONU, manter o cessar-fogo a longo prazo e na sua totalidade permitirá à organização "responder à escala necessária a esta crise e apoiar eficazmente todos os parceiros e distribuições no local".

"No domingo, não conseguimos entregar alimentos a Gaza através das passagens devido aos combates. Sabemos que este cessar-fogo é frágil. O importante é que dure e que as pessoas, assim como as nossas equipas no local, mantenham a esperança", referiu.

Abeer Etefa indicou que, desde que o cessar-fogo entrou em vigor, 530 camiões do PAM entraram em Gaza, levando mais de 6.700 toneladas de alimentos, o que "é suficiente para alimentar quase meio milhão de pessoas durante duas semanas".

"As distribuições estão a decorrer de forma organizada e digna", acrescentou, especificando que o PAM tem agora 26 pontos de distribuição de alimentos abertos em Gaza --- em comparação aos cinco de sexta-feira ---, mas que este número se mantém muito abaixo dos 145 que a organização espera implementar em todo o enclave.

A porta-voz do PAM reiterou ainda a necessidade de abrir todos os pontos de passagem, especialmente para entregar ajuda ao norte do país, onde a situação alimentar é "extremamente crítica".

Neste momento, especificou, o PAM está a entregar ajuda via Kissufim (centro-leste) e Kerem Shalom (sul), mas a organização precisa de chegar ao norte do território e, por isso, pede, em particular, a abertura do acesso a Zikim.

"É crucial que intervenhamos nestas passagens de fronteira", explicou Abeer Etefa.

No domingo, os ataques israelitas atingiram Gaza em resposta, segundo Israel, aos ataques do Hamas.

Estes foram os primeiros desta magnitude desde que a trégua entrou em vigor em 10 de outubro, após um acordo entre o Hamas e Israel, com base no plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, que inclui a libertação de reféns israelitas em troca de prisioneiros palestinianos, permitir o fluxo de ajuda para Gaza e terminar a guerra definitivamente.

A guerra foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023.

Leia Também: Marinha israelita dispara sobre pescadores ao largo de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2874328/manter-cessar-fogo-e-vital-para-a-entrega-de-ajuda-em-gaza-avisa-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes