Mamdani usa três anéis: dois na mão direita e outro na esquerda. Porquê?
- 06/11/2025
Zohran Mamdani tornou-se numa das pessoas mais faladas do mundo após ter vencido as eleições de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mas, apesar de fazer história como o primeiro autarca muçulmano nova-iorquino, há outro pormenor que tem saltado à vista: o facto de usar três anéis.
Mamdani, que com apenas 34 anos teve uma ascensão improvável na política norte-americana, usa dois anéis de prata na mão direita e um na mão esquerda. Segundo explicou, as joias mostram quem é e cada uma tem a sua própria história.
"É simplesmente quem eu sou", disse Mamdani, na semana passada, ao New York Times. "É quem eu era antes de decidir candidatar-me a presidente da Câmara e quem serei depois de ser presidente da Câmara da cidade de Nova Iorque".
O anel que usa no dedo indicador da mão direita é uma herança do avô paterno, que o comprou durante uma viagem à Síria, em 2007. Foi o primeiro anel que Mamdani passou a usar, como forma de se manter ligado ao avô, que morreu em 2013.
"É algo que foi abençoado e que continuo a usar", explicou Mamdani. "Foi a minha forma de o manter presente na minha vida".
O outro anel que usa na mão direita foi comprado pela sua mulher, a artista Rama Duwaji, durante uma viagem à Tunísia. Já no anelar da mão esquerda, tem uma aliança simples, que começou a usar após o casamento com Duwaji, no início deste ano.
Mamdani costumava usar ainda um quarto anel, no dedo mindinho da mão esquerda, que foi desenhado pela mulher, mas a joia começou a magoar-lhe o dedo. Decidiu, então, passar a usá-lo com menos frequência até o conseguir ir ajustar, mas acabou por perdê-lo depois de cair por um ralo.
"Agora estamos de luto por aquele anel", disse o recém-eleito 'mayor' de Nova Iorque.
Os três anéis usados por Zohran Mamdani© LEONARDO MUNOZ/AFP via Getty Images
Mamdani, recorde-se, fez história ao ser eleito, na terça-feira, autarca de Nova Iorque pelo Partido Democrata, tornando-se o primeiro muçulmano e progressista declarado a liderar a maior cidade dos Estados Unidos e capital financeira do país.
O democrata conseguiu derrotar Andrew Cuomo, um veterano político que contava com o apoio de nomes poderosos do mundo da política e das finanças, como o ex-presidente Bill Clinton ou o empresário e ex-autarca de Nova Iorque Michael Bloomberg.
Mas quem é, afinal, Zohran Mamdani?
Filho de indianos, Zohran Mamdani nasceu no Uganda e passou parte da infância na África do Sul, mas aos sete anos mudou-se com a família para Nova Iorque.
É filho da cineasta Mira Nair, conhecida por filmes como 'Casamento à Indiana', e do professor universitário Mahmood Mamdani.
Quando entrou na corrida às primárias democratas no outono passado que iriam ditar o candidato à liderança da autarquia nova-iorquina, Mamdani era um deputado da Assembleia estadual de Nova Iorque praticamente desconhecido, mas acabou por ganhar destaque nas sondagens, impulsionado por interações presenciais, vídeos virais nas redes sociais e propostas políticas que parecem ter atraído especialmente os eleitores mais jovens.
O crescimento da popularidade de Mamdani ficou evidente quando Cuomo, já confiante na sua própria vitória nas primárias democratas, começou a pagar por grandes anúncios em 'outdoors', veículos de comunicação e até mesmo na plataforma YouTube, com mensagens obsessivamente focadas em atacar o opositor, classificando-o como um extremista que levaria a cidade à falência.
Mamdani preferiu enfatizar as suas diferenças com Cuomo em relação ao seu estilo de vida, observando que mora num pequeno apartamento no popular bairro de Queens e usa transportes públicos ou bicicleta diariamente.
A sua campanha esteve alicerçada na aspiração de tornar Nova Iorque numa cidade mais barata para quem nela mora. Propôs taxar os ricos para resolver a crise de acessibilidade económica da cidade, o que o levou a ser caracterizado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e por outros republicanos como um "comunista" e "extremista".
Leia Também: Trump pede escolha após vitória de Mamdani: "Comunismo ou bom senso"





.jpg)






















































